Livro ‘Segurança de Automação Industrial e SCADA’ tem 1a. edição em português

Lançamento do Livro, em português
Lançamento do Livro, em português
Lançamento do Livro, em português

Será lançado neste mês, pela editora Elsevier, o livro Segurança de Automação Industrial e SCADA, o primeiro em língua portuguesa sobre o tema, como referência técnica para a implementação de segurança na área de automação. De acordo com os autores, o assunto é considerado crítico e importante, pois qualquer tipo de pane em operações automatizadas geram transtornos e prejuízos muitas vezes incalculáveis.

A obra, também, está disponível na versão e-book e é indicada para profissionais de tecnologia da informação e de automação industrial que possuam conhecimentos sobre sistemas operacionais, protocolos de rede, linguagens de programação, hardware e software.


Com conteúdo baseado nas principais normas internacionais de segurança de automação industriais e SCADA como a ANSI/ISA-99, NERCCIP, ISA-100.11a e o guia NIST 800-82, o livro aborda de maneira didática conceitos como guerra cibernética, o movimento da economia do cibercrime, roubo de identidades digitais e estudos de casos de ações de terroristas cibernéticos, como os ataques do Stuxnet às instalações nucleares iranianas, dentre outros.

Baseado em exemplos reais e exercícios de revisão ao final de cada capítulo, o livro trata ainda de análise de riscos, estratégias de prevenção contra softwares invasores e armas cibernéticas, gestão de continuidade de negócios no caso de incidentes, além de ensinar como desinfetar redes industriais e implementação de um ambiente de monitoramento contínuo em uma rede de automação. A obra termina com uma introdução à perícia forense industrial, um estudo de caso desse assunto e dicas sobre como detectar uma invasão mesmo depois de ter se preparado com um sistema seguro e inteligente.

“O objetivo deste livro inédito no Brasil é servir como referência técnica para a implementação de segurança em um segmento de mercado ainda pouco explorado e com enorme demanda das indústrias cujas infraestruturas são críticas para a nação”, explicam os autores.

Artigo anteriorÚltima fase de vendas de ingressos para a Copa registra 63,4% para brasileiros
Próximo artigoFalta empenho da PMM para elaboração do Plano de Saneamento Básico, diz vereador

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui