Madeireiras são multadas por extração e comercialização em áreas ilegais

Madeira estocada em áreas ilegais/Foto: Divulgação
Madeira estocada em áreas ilegais/Foto: Divulgação
                              Madeira estocada em áreas ilegais/Foto: Divulgação

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), embargou e multou em quase R$ 1 milhão, duas madeireiras nos municípios de Apuí e Novo Aripuanã, respectivamente, a 453 e 227 quilômetros de Manaus, no Sul do Amazonas, por fraude em sistema DOF (Documento de Origem Florestal), e por possuírem em depósito, madeira em tora e serrada sem comprovação da origem. A ação de fiscalização foi realizada entre os dias 21 e 26 de agosto, pela Gerência de Controle Florestal.
Foram apreendidos 423,5128m3 (metros cúbicos) de madeira (314,4519m3 de madeira em tora e 109,0608m3 de madeira serrada) das espécies nativas Angelim, Cedrinho, Copaibão, Cumarú, Cupiuba, Faveira, Garapeira, Ipê, Maçaranduba, Roxinho e Sucupira. A ação resultou na aplicação de 1 (um) termo de embargo/ interdição e na lavratura de 2 (dois) autos de infração que totalizaram R$ 986.073,80 em multas.


Em Novo Aripuanã, os infratores “esquentavam” as toras de madeira extraídas de áreas de desmatamento ilegal como se fossem do Plano de Manejo Florestal (PMFS). A fiscalização ocorreu por meio de denúncia ao Ipaam e através do acompanhamento do sistema federal DOF. Os selos presentes nas toras de madeira como se fossem legais eram fraudados e não faziam referência a nada.

Em geral, a madeira nobre extraída do Sul do Amazonas é comercializada nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, sendo utilizadas para fabricação de pisos, decks, forros, vigamentos, portas e mobílias.

Como não possuem origem legal, as madeiras serão doadas para instituições filantrópicas e prefeituras cadastradas no Ipaam e geralmente são reaproveitadas para a construção civil.

...e a madeira espalhada pelos terrenos irregulares/Foto: Divulgação
…e a madeira em toras espalhada pelos terrenos irregulares/Foto: Divulgação

Artigo anteriorGovernador do AM prestigia posse de ministro Mauro Campbell no STJ, em Brasilia
Próximo artigoSecretários de Saúde da Amazônia discutem estratégias para ampliação de serviços

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui