Mães protagonizam ‘Mamaço’ no Largo São Sebastião amanhã (06)

Mães promovem mais um momento de amor/Foto: Arquivo

Mães promovem mais um momento de amor/Foto: Arquivo
                        Mães promovem mais um momento de amor/Foto: Arquivo

Cerca de 60 mães estarão reunidas, amanhã, sábado (06), às 16h00, no Largo São Sebastião, no centro da cidade, promovendo um “Mamaço”, ação que já é tradicional no encerramento da Semana Mundial de Aleitamento Materno, em que elas amamentam, simultaneamente, para chamar a atenção da população para a importância desse gesto.

O diferencial deste ano é o apelo da sustentabilidade. Alimentar o bebê exclusivamente com leite materno, pelo menos até os seis meses de idade, além de ser benéfico para a saúde criança, é também uma ação que promove o desenvolvimento sustentável, a preservação do planeta.

Quando uma mãe amamenta o filho, ela não usa nem a mamadeira e nem latas de leite, economiza água e não utiliza energia, dentre outras ações que também beneficiam o meio ambiente. É essa reflexão que está sendo proposta pelo evento, organizado pelo Espaço Conviver, com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde (Susam), que promoveu, durante toda a semana, várias ações em prol do aleitamento materno, nas suas maternidades e nos Centros de Atenção à Criança (CAICs).

Após o “Mamaço”, no Largo Sebastião, as mães participarão de uma roda de conversa sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (que os governos ao redor do mundo se comprometeram a alcançar até 2030) e como eles se relacionam com o aleitamento materno. A roda de conversa terá a participação da coordenadora estadual de Saúde da Criança, Katherine Benevides, da enfermeira do município, Ivone Amazonas, e da gestora do Espaço Conviver, Kátia Medeiros. O Espaço Conviver atua com um grupo de profissionais – psicólogos, nutricionistas, pedagogos e fisioterapeutas –, que dá suporte às mães desde a gestação até a primeira infância.

O secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, faz um balanço positivo das ações desenvolvidas pela Susam, durante a Semana Mundial de Aleitamento Materno. “As atividades realizadas são muito importantes, porque formam multiplicadores e defensores da amamentação. Com essas ações conseguimos mudar a mentalidade dos que ainda resistem aos benefícios do aleitamento materno e mobilizamos a sociedade para a importância desse gesto”, ressaltou.

A programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno, promovida pela Susam, começou na última segunda-feira (1º), com a inauguração de mais quatro postos de coleta leite humano. Agora, a rede estadual de saúde já conta com 22 postos, sendo 18 em Manaus e outros quatro nos municípios de Borba, Manicoré, Itacoatiara e Tabatinga.

No ano passado, 11.628 crianças foram beneficiadas com leite humano coletado nos postos da Susam. Ao todo, foram processados 3 mil litros de leite. Este ano, de janeiro a junho, já foram coletados 963 litros de leite, que beneficiaram, principalmente, crianças internadas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) dos hospitais do Amazonas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui