Os Jogos Universitários da Universidade do Estado do Amazonas (JuniUEA) já começaram. A solenidade que deu início à sétima edição da competição aconteceu na noite de sexta-feira (03/03), e reuniu as delegações na quadra da Escola Superior de Tecnologia (EST), localizada na Av. Darcy Vargas, 1200, Chapada.
A partir deste sábado (04/03), até o dia 11 de março, disputas em 15 modalidades ocorrerão em Manaus. Fazem parte da competição provas de atletismo, jogos eletrônicos, dominó, xadrez, futsal, futebol, handebol, basquetebol, voleibol indoor, vôlei de praia, tênis de mesa, jiu-jitsu e queimada.
Os jogos acontecerão na EST, Centro Social Urbano (CSU) do Parque Dez, Vila Olímpica de Manaus e ginásio do Centro de Convivência, no Dom Pedro. A entrada é gratuita e o público em geral está convidado a prestigiar.
Na cerimônia de abertura, estiveram presentes a reitora da UEA em exercício, Prof.ª Dra. Kátia Couceiro, demais autoridades da universidade e atletas inscritos. Segundo a professora, o objetivo do evento é promover a integração dos cursos de graduação e pós-graduação da capital e do interior do Amazonas.
“O JuniUEA é um incentivo à prática regular da atividade física. Também é uma forma de ajudar na seleção de atletas que irão compor as equipes que representarão a universidade em eventuais competições das diversas modalidades, em níveis municipal, estadual e nacional”, destacou.
O coordenador-geral do VII JuniUEA, Prof. Dr. Jefferson Jurema da Silva, informou que 1.243 alunos se inscreveram na competição, sendo 1.016 de Manaus e 227 dos seguintes municípios amazonenses: Manacapuru, Boa Vista do Ramos, Tefé, Itacoatiara, Alvarães e Parintins. “O evento também visa revelar talentos para o esporte amazonense”, ressaltou Jurema.
Convidados
Também estiveram presentes na abertura do JuniUEA, compondo o dispositivo de honra, o atleta medalhista olímpico Sandro Viana, representando a Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar); os pró-reitores de Interiorização (Proint) e Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) da UEA, respectivamente os Profs. Drs. Valber Matins e Darlisom Ferreira; a diretora da EST, Prof.ª Me. Ingrid Gadelha; o diretor do Centro de Estudos Superiores de Parintins (Cesp), Prof. Dr. Marceliano de Oliveira; o chefe do Ludus Lab, Prof. Dr. Jucimar Maia; e a diretora da TecToy, Ariadina Martins.