Manaus sedia VII Conferência Municipal de Saúde

Secretário Miranda Leão (SEMSA)/Foto: Divulgação
Secretário Miranda Leão (SEMSA)/Foto: Divulgação
Secretário Miranda Leão (SEMSA)/Foto: Divulgação

Foram iniciados os preparativos para a realização da VII Conferência Municipal de Saúde de Manaus (VII Comus), programada para o mês de julho.


O evento que tem a organização da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e o Conselho Municipal de Saúde (CMS), vai abordar o tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar do Bem das Pessoas”, e faz parte da mobilização dos municípios brasileiros para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, no mês de novembro, em Brasília.

As conferências de saúde acontecem a cada quatro anos e abrangem as esferas municipal, estadual e federal, servindo como um fórum para a representação de vários segmentos da sociedade e que garante a participação social na formulação das políticas de saúde, na avaliação dos serviços e na definição de diretrizes e prioridades para as políticas públicas.

“Durante as conferências, cada cidadão tem a oportunidade de apresentar e defender propostas para a melhoria da saúde pública. É um dos instrumentos do Sistema Único de Saúde (SUS) para auxiliar os gestores públicos na preparação de uma política que venha atender as reais necessidades da população em diferentes regiões do país”, destacou o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto.

A VII Comus vai reunir 400 participantes com vagas distribuídas entre usuários (50%), profissionais (25%) e gestores/prestadores de serviços de saúde (25%). Antes da Conferência Municipal serão realizadas as pré-conferências nas zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural. “É uma forma de garantir que representantes de todas as zonas geográficas de Manaus participem da definição de diretrizes que serão seguidas nos próximos quatros anos na área de saúde”, informou o secretário.

Cada pré-conferência vai reunir também representantes de usuários, trabalhadores e gestores da saúde, que irão participar de debates, trabalhos em grupo para elaboração de propostas e eleição de delegados para a Conferência Municipal de Saúde. As propostas aprovadas também serão apresentadas na VII Comus.

Artigo anteriorGrandes derrotas do Estado Islâmico na Síria e no Iraque
Próximo artigoAdriana Esteves será uma vilã invejosa em ‘Babilônia’

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui