Melo diz que vai priorizar qualificação de PMs para reforçar policiamento comunitário

Gov. Melo fala do investimento na qualificação de PMs/Foto: Roberto Carlos
Gov. Melo fala do investimento na qualificação de PMs/Foto: Roberto Carlos
Gov. Melo fala do investimento na qualificação de PMs/Foto: Roberto Carlos
Melo ressalta importância da formação de PMs/Foto: Roberto Carlos
Melo ressalta importância da formação de PMs/Foto: Roberto Carlos
Melo entrega diploma na formatura de bachareis em Segurança Pública/Foto: Roberto Carlos
Melo entrega diploma na formatura de bachareis em Segurança Pública/Foto: Roberto Carlos

O governador do Amazonas, José Melo, afirmou, na noite de ontem, sexta-feira (16), durante a cerimônia de colação de grau da terceira turma de policiais militares no bacharelado em Segurança Pública e do Cidadão, que vai priorizar a qualificação dos servidores para gerar avanços na política de policiamento comunitário, iniciada com o Ronda no Bairro.


“Implantamos um sistema de segurança pública que se aprimora a cada hora. O Ronda no Bairro, que é o que mais se aproxima do cidadão, precisava do aporte de um curso superior que pudesse dar às pessoas que militam na segurança pública novas maneiras e técnicas e aproximar essa relação da segurança com a população”, afirmou o governador.

Investindo no aprimoramento das forças de segurança, o Governo do Amazonas formou, nesta sexta-feira, a turma de 116 policiais militares no curso superior realizado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP). O evento ocorreu no auditório da Universidade Nilton Lins, no Parque das Laranjeiras, zona norte de Manaus, e contou com a presença do reitor da UEA, Cleinado Costa, e dos comandantes gerais da PM, coronel Almir David, e do Corpo de Bombeiros, coronel Roberto Rocha.

Para o governador, o Amazonas avançou mais uma etapa na política de segurança pública com a formação dos novos oficiais no curso bacharelado. Outros 130 PMs já foram graduados no curso. Mais 90 alunos oficiais da PM estão fazendo a graduação através da parceria entre a UEA e a SSP. Através da política de qualificação, o Governo do Estado mantém duas turmas do curso de mestrado em Segurança Pública, com 25 alunos. Neste ano, a UEA abriu edital com um total de 100 vagas para curso de especialização latu sensu direcionado à servidores estaduais da pasta.

“As novas técnicas e maneiras de se fazer segurança pública têm dinamismo. Surgem novas tecnologias e o Estado tem a obrigação de dar aos seus servidores da segurança pública a oportunidade de ter conhecimento dessas novas maneiras para tornar a polícia mais eficiente, fraterna e mais próxima do povo”, ressaltou Melo.

Carreira militar – Os oficiais formados no bacharelado ingressaram na Polícia Militar em 2011, através de concurso público. Com a qualificação, os oficiais da PM ganham a possibilidade de avançar na carreira militar, frisou o comandante-geral, coronel Almir David.

Caráter comunitário – O bacharelado em Segurança Pública e do Cidadão tem o objetivo de formar oficiais da PM responsáveis pela aplicação da lei, mas também com atenção particular às questões de ética policial e de direitos do homem, limitando a utilização da força ou de armas de fogo, com o foco na resolução pacífica de conflitos. “Ao bacharelar o profissional de segurança pública e do cidadão, a UEA cumpre um papel muito importante no sentido de formar o policial cidadão, com um caráter mais comunitário e humanizado”, ressalta o reitor da UEA, Cleinaldo Costa.

Com uma cara horária de 5.040 horas e três anos de duração, os 116 alunos tiveram contato com assuntos como Armamentos, Criminalística, mas também com assuntos focados nos Direitos Humanos, como Ética e a Sociologia do Crime e da Violência.

Artigo anteriorBando envolvido com o tráfico de drogas é preso em Humaitá
Próximo artigoRota fluvial entre Manaus e Iquitos é a meta de 50 empresários peruanos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui