Mercado pecuário do Amazonas pronto a se abrir sem febre aftosa

Foto: Divulgação

Após anuncio de que o Amazonas está pronto para receber a certificação nacional de estado livre da Febre Aftosa com vacinação, a Secretaria Estadual de Produção Rural (Sepror) participa da 1ª Feira de Agronegócios do Estado. O evento será realizado em parceria com a Universidade Nilton Lins, no período de 29 de agosto (terça-feira) a 3 de setembro e deve ter aporte de R$ 2 milhões do Governo do Estado em investimentos para fins de financiamento do setor.


O evento acontece na universidade Nilton Lins, no Parque das Laranjeiras, em espaço que conta com estrutura de arquibancadas, auditórios, pista eqüestre, restaurante, entre outros, com atividades pela manhã, à tarde e à noite.

A Feira terá o primeiro leilão de gado virtual com venda de animais de elite. O Secretário da Sepror, Dedei Lobo, projeta que com a certificação nacional de área livre de aftosa, o Amazonas vai abrir o mercado pecuário com produtores de todo o país, através de leilões presenciais e, no próximo ano, estará pronto para abrir as fronteiras com o exterior dando forte impulso na economia do estado.

A certificação nacional com vacina foi anunciada pelo Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), aguardando apenas a entrega oficial do documento. O próximo passo será a certificação internacional, prevista para ser concedida em maio do próximo ano, em Paris.

Foto: Divulgação

O processo de certificação nacional deve ser consolidado nos próximos dias pelo Mapa, com a ida do governador David Almeida a Brasília, onde receberá o documento oficial das mãos do ministro da Agricultura, Blairo Maggi. Segundo estimativas da Sepror, o Amazonas pode se tornar o 1º estado brasileiro com certificação internacional de área livre de aftosa sem vacinação, já em 2020.

“É um momento histórico. O Estado já está livre da febre aftosa. Oficialmente, nós vamos encontrar o ministro Blairo Maggi para que essa condição seja confirmada e publicada no Diário Oficial. Assinamos uma carta de compromisso para que o Amazonas permaneça livre da febre aftosa a nível nacional, e que também possa ter o reconhecimento internacional que se dará no próximo ano. O avanço econômico é imensurável com a abertura de trânsito e passe livre no mercado nacional e em breve internacional”, comemora o secretário da Sepror, Dedei Lobo.

Pecuária em números – O Brasil é o maior exportador de carne do mundo, exportando atualmente para 150 países. O maior rebanho do Amazonas com 345.207 animais é do município de Boca do Acre seguido por Apuí com 132.371. O rebanho total do estado é de 1.210.509, o que representa 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB) e 8% de todo o setor primário.

Feira de Agronegócios

A I Feira de Agronegócios é promovida por meio de parceria entre a Universidade Nilton Lins, o Governo do Estado e a iniciativa privada. O objetivo é a promoção e desenvolvimento do setor para impulsionar atividades comerciais, divulgar novas tecnologias e atrair o público alvo de produtores, empresários, agências de fomento e estudantes, entre outros.

A Sepror também vai participar de exposições e realizar cursos e palestras no Workshop de Agronegócios que acontece dentro da Feira de 29 a 30 de agosto. Os temas são sobre as cadeias produtivas do estado, como Avicultura, Piscicultura Familiar Como Geração de Renda, Manejo Reprodutivo em Caprinos e Ovinos e Amazonas no Agronegócio: Resultados e Desafios.

Artigo anteriorConfirmado: Manaus recebe Superliga Masculina de Vôlei em dezembro
Próximo artigoFeira de Agronegócios da Nilton Lins contará com expositores da ADS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui