Moradores da zona oeste serão os próximos a receber títulos de terras

Senhor Deusdeth, feliz pelo título recebido/Foto: Nathalie Brasil

A Secretaria de Política Fundiária (SPF) deverá entregar, no mês de julho, mais dois mil títulos de posse de terra para moradores de bairros da zona oeste. Até o final do ano, deverão entregues 10 mil títulos na capital e no interior do Estado. No último sábado, 2.183 títulos definitivos  foram entregues a de seis bairros da zona norte de Manaus.
Durante a entrega, o governador ressaltou que ter o título definitivo de terra representa, para as famílias beneficiadas, segurança em relação ao local onde moram. “Essa é uma ação extremamente importante para essas famílias, porque, até hoje, eles eram apenas posseiros. Com o título, o terreno vira um bem de família e essas pessoas passam a ter a segurança da moradia própria”, frisou.


Com a regularização dos imóveis, segundo o governador, os proprietários terão a oportunidade de conseguir financiamento habitacional para melhorias nos seus respectivos imóveis via Caixa Econômica Federal e de acessar microcrédito para empreendedorismo, via Agência de Fomento do Estado (Afeam).

Os beneficiados, após terem recebido os títulos definitivos de posse, devem procurar um cartório para fazer o registro do imóvel para que o documento tenha validade. O registro é gratuito para terrenos de até 250 metros quadrados.

Durante a entrega no último sábado foram beneficiadas famílias que residem nos bairros Colônia Terra Nova (113), Colônia Santo Antônio (318), Riacho Doce (256), Boas Novas (418), Campo Dourado (829) e Parque Eduardo Braga (249). Em março, o Governo do Estado, em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Agrário, entregou 1 mil títulos definitivos para famílias que residem em comunidades rurais do Estado.

O secretário de Estado de Política Fundiária, Ivanhoé Mendes, informou na ocasião, que nos próximos 40 dias a zona oeste de Manaus será a área a receber uma ação como a deste sábado, com a entrega de mais dois mil títulos definitivos de terra.

Um dos que, também, receberam o título definitivo do imóvel onde mora, foi o aposentado Deusdeth Antônio da Silva. Aos 80 anos, ele, que divide o terreno no bairro Colônia Santo Antônio, afirmou que agora pode dizer que a casa é realmente sua. “Sem esse título alguém poderia vir e querer tomar minha casa, mas agora não. Hoje eu estou muito feliz”.

Artigo anterior“Jurassic World” faz bilheteria histórica nos primeiros dias
Próximo artigoParlamento adota mais transparência na publicação de despesas da Cota Parlamentar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui