Mostra de cinema infantil apresenta 17 curtas e longas gratuitos em Manaus

Foto: Danny Bernardes

O público infantil de Manaus terá uma mostra de cinema especial, com curtas e longas-metragens com histórias de aventura, amizade, família, cultura e muita imaginação. A programação com 17 filmes faz parte do Festival SESI Cultura Infância, que acontece na capital amazonense até o próximo domingo, dia 20 de outubro. A mostra será exibida no Cine Carmen Miranda, situado na Rua do Congresso, nº 10, Centro, com entrada gratuita.


O Festival SESI Cultura Infância é uma realização do SESI Amazonas, com o objetivo de incentivar o “brincar” como forma de expressão e aprendizado, contribuindo para a formação integral das crianças. A programação acontece em Manaus, Parintins e Itacoatiara, com atrações nacionais e locais, entre espetáculos de teatro, lançamento de livro, mostra de cinema, oficinas, shows, palestras e diversas brincadeiras.

As obras exibidas no Cine Carmen Miranda foram selecionadas a partir da 23ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que é uma das principais janelas de exibição de audiovisual para crianças no Brasil e pioneira em valorizar o cinema produzido no país para o público infantil.

Para Márcio Braz, o coordenador geral do festival e analista de cultura do SESI, a mostra de cinema é um momento especial para as crianças mergulharem em universos imaginativos e criativos. Ele também destacou a importância da programação ocorrer em um espaço cultural como o Cine Carmen Miranda.

“Os filmes estimulam a curiosidade, a empatia e a capacidade de sonhar das crianças. Por meio das histórias contadas nas telas, acreditamos que os pequenos vão poder conhecer e explorar novas realidades, valorizar a diversidade e desenvolver o pensamento crítico e a expressão emocional, além de se divertirem muito com os filmes selecionados. Tudo isso em um espaço cultural valioso, o Cine Carmen Miranda, que traz o resgate dos antigos cinemas de rua de Manaus e o incentivo ao amor pela sétima arte”, destaca.

As sessões ocorrem sempre às 16h. Confira a programação:

15 de outubro

Empirion: Uma Aventura com Einstein (96 min) – Classificação indicativa: 10 anos
Sinopse: Félix, um pré-adolescente apaixonado por ciência, encontra-se em apuros e recebe ajuda de Albert Einstein, trazido ao presente por uma renomada empresa de ciência, Empirion, para provar que pode ser um grande cientista no futuro.

16 de outubro

A Menina Corina em: Quantos Mundos Cabem em Um Mundo Só? (21 min 03 seg)
Sinopse: Corina ama sua casa, mas sonha em conhecer o mundo. Acompanhamos sua jornada do início da infância até a vida adulta, abordando temas como identidade, família, amizade e representatividade.

Quintal (15 min 13 seg)
Sinopse: Diadorim, uma menina sonhadora, e Riobaldo, um alegre passarinho azul, encontram-se em um terreno abandonado, onde tentam escapar das limitações da vida cotidiana, em uma história inspirada na obra de Manoel de Barros.

Eu Sou Assim, Salabim! – Manu (2 min 37 seg)
Sinopse: Manu é uma garotinha do interior de Minas Gerais, com três óculos coloridos, que usa para narrar seus dias encantadores, cheios de cores e bichinhos.

Pomodora (4 min 10 seg)
Sinopse: Ana, uma estudante determinada, tenta melhorar sua produtividade usando o método Pomodoro, mas precisa lidar com sua ansiedade enquanto tenta se concentrar.

Contos Mirabolantes (9 min 19 seg)
Sinopse: Maria Estrela resolve criar sua própria história, narrando a busca pelo olho perdido do Terrível Mapinguari da Amazônia, montada em seu fabuloso Boi-Bumbá Alado.

A Baleia Mágica (11 min 18 seg)
Sinopse: Três crianças têm uma Baleia Mágica como melhor amiga e, juntas, embarcam em aventuras além da imaginação.

17 de outubro

Acampamento Intergaláctico (1h 25min)
Sinopse: Ronaldo e sua irmã Marina embarcam no Acampamento Intergaláctico, onde esperam desvendar os mistérios do universo, tendo como prova um meteorito que caiu quando Ronaldo era criança.

18 de outubro

Kwat e Jaí – Os Bebês Heróis do Xingú (20 min)
Sinopse: Dois bebês, Kwat e Jaí, vivem incríveis aventuras nas margens do Rio Xingu, tornando-se heróis em sua comunidade.

A Menina e o Mar (18 min 18 seg)
Sinopse: Duas crianças, com visões opostas sobre o mar, aprendem a superar medos e a apreciar as belezas da vida em uma experiência transformadora.

Amei Te Ver (15 min)
Sinopse: Um garotinho surdo apaixona-se por uma garota cega e precisa encontrar uma forma de se comunicar com ela.

19 de outubro

Sete Cores da Amazônia (79 min)
Sinopse: Sarah, moradora das palafitas de Manaus, embarca em uma jornada para descobrir suas raízes indígenas ao lado de sua avó.

20 de outubro

A Vida é Coisa que Segue (15 min 39 seg)
Sinopse: Luiz, durante uma manhã rotineira, encontra um amigo improvável que o distrai de sua saudade, mudando seu dia.

Ayo e o Grande Rei Mansa Musa (4 min 03 seg)
Sinopse: Ayo, fascinado pelas histórias de reis africanos, aprende sobre Mansa Musa, o lendário rei do Mali, em uma animação cheia de referências ancestrais.

Anacleto, o Balão (12 min 12 seg)
Sinopse: Anacleto, um balão vermelho, gosta de pregar sustos, e sua história leva o público a refletir sobre sombras, silêncios e saudade.

Ninhos em Movimento (13 min)
Sinopse: Um olhar sobre a beleza do movimento dos pássaros e a relação entre liberdade e pertencimento.

Flores de Macambira (9 min 03 seg)
Sinopse: Um retrato animado da vida resistente e bela das crianças e adolescentes da comunidade de Macambira.

Artigo anteriorEm entrevista à CBN, David Almeida destaca avanços mesmo enfrentando as maiores crises
Próximo artigo“Não vamos votar em quem ajudou tirar 60 mil empregos do Distrito Industrial”, afirmam presidentes de Centrais Sindicais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui