MPF cobra ações de prevenção ao novo coronavírus entre povos indígenas

Foto: Divulgação
Diante dos acontecimentos relacionados à pandemia do novo coronavírus no Brasil. O Ministério Público Federal (MPF) instaurou procedimento de apuração e requereu informações a diversos órgãos do Poder Executivo. Informações sobre as medidas implementadas para prevenir a disseminação da doença entre os povos indígenas e comunidades tradicionais no Estado do Amazonas.
O MPF encaminhou ofícios à Fundação Nacional do Índio (Funai), Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), Ministério da Saúde, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Fundação Cultural Palmares, Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (Susam) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Amazonas (Sema). Cobrando resposta, no prazo de cinco dias após o recebimento do documento, com informações sobre medidas adotadas para garantir o acesso à informação. E à implementação de protocolo de prevenção do coronavírus pelos povos indígenas, comunidades quilombolas e tradicionais no estado do Amazonas.
Os documentos também pedem o envio de informações sobre medidas visando a notificação e tratamento adequado de casos suspeitos. Ou diagnosticados entre esses grupos, que incluem também indígenas venezuelanos da etnia Warao que vivem em território amazonense.

Artigo anteriorFarmácias e supermercados de Manaus têm falta de álcool em gel
Próximo artigoAmazonas confirma segundo caso do novo coronavírus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui