Na FCecon, ‘Sino Dourado’ marca fim do tratamento contra o câncer

Foto: Divulgação

Manaus -O momento em que o paciente oncológico recebe alta é marcante. O sentimento é de felicidade por ter lutado contra o câncer e obtido vitória, e a forma encontrada para comemorar a conquista é tocando o ‘Sino Dourado’. Foi o que contou a dona de casa Creuza Maria de Castro Gonçalves, 61 anos, após receber alta oncológica da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) no mês de abril do ano passado.


O ‘Sino Dourado’ foi implantado há sete meses pelo Serviço de Humanização no ambulatório da unidade hospitalar, referência na região Norte no tratamento de câncer, depois que dona Creuza Gonçalves recebeu alta. Mas ela disse que não importava, e o desejo de tocá-lo foi realizado nesta terça-feira (30/4), em um ato simbólico marcado pela emoção dos pacientes que estavam no local aguardando atendimento.

A participação no ato de tocar o sino é espontânea, como no caso da dona Creuza Gonçalves. Ela alertou que nunca se pode duvidar que é possível obter a cura. “Foram 16 anos esperando a alta de um câncer de mama. Os acompanhamentos dos Serviços Social e de Psicologia foram importantes durante o tratamento. Retirei a mama, fiquei careca devido à terapia, mas sempre me incentivaram a continuar. Jamais desanimar”, destacou.

Foto: Divulgação

Doença – Creuza Gonçalves contou que descobriu um nódulo no seio esquerdo quando tinha 45 anos. Ela disse que a informaram que não era nada. Entretanto, decidiu solicitar um encaminhamento à FCecon, onde passou pela triagem, consulta oncológica e biópsia.

“O resultado positivo para câncer não foi fácil. Fiz cirurgia e quimioterapia. Foram longos 16 anos entre tratamentos e acompanhamentos. Mas não há palavras para definir a felicidade quando se recebe a notícia da cura. Hoje, posso comemorar os oito meses de gravidez de minha filha e aguardar o nascimento de minha neta”, comemorou.

 

Artigo anteriorEvento de MMA chega a Portugal com a mesma força registrada no Brasil
Próximo artigoPacote ‘anticrime’ de Moro será combatido na OEA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui