
Amazonino Mendes (PDT) e Eduardo Braga (PMDB) foram os candidatos mais votados na eleição deste domingo (6). Os dois caciques disputarão quem deve ser o Governador do Amazonas na eleição suplementar do 2º turno marcada para o próximo dia 27.
Amazonino obteve 576 mil votos (38,79%) enquanto Eduardo Braga teve 375.194 votos (25,26%). Mais de 500 mil eleitores não votaram. A abstenção foi alta, ou seja, eleitores que não compareceram às urnas chegou à casa dos 300 mil votos.

A grande questão serão os apoios a serem negociados para o segundo turno. A candidata Rebecca Garcia (PP), terceira colocada e que obteve mais de 268 mil votos, já anunciou na coletiva após a apuração, que não irá apoiar nenhum dos dois candidatos finalistas.
José Ricardo (PT), o quarto colocado e que obteve 181 mil votos, também, não deve anunciar apoio para nenhum dos dois candidatos.
A campanha no rádio e na TV deve começar já esta semana depois que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) homologar o resultado do primeiro turno.
E não será fácil. A previsão é que os dois candidatos devam partir para o ataque frontal, fazendo acusações mútuas. Vem fogo de artilharia pesada por aí.