O ‘inimigo da ZFM’ será aplaudido na reunião do CAS?

Ministro Paulo Guedes visto como inimigo da ZFM, vem ao AM para reunião do CAS - foto: recorte

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) e o ministro da Economia, Paulo Guedes confirmaram presenças na 287ª reunião do Conselho de Administração da Superintendência da Zona Franca de Manaus (CAS), nessa quinta feira (25), juntamente com todo o staff empresarial e político do Amazonas.


A pergunta que fica, no entanto, é saber qual o posicionamento dos empresários do Amazonas diante dos dois maiores inimigos da Zona Franca de Manaus (ZFM). Irão aplaudir?

Guedes tem dado mostras claras que é contra a Zona Franca de Manaus, com declarações do tipo, “vou parar o país por causa da Zona Franca? Não levando em conta as potencialidades regionais, posicionamento geopolítico, estratégico.

Motivos não faltam

O governo está concluindo o projeto de reforma tributária, que atinge diretamente as indústrias do Polo Industrial de Manaus (PIM), mas favorece a indústria sulista e do sudeste brasileiro. Esse projeto talvez seja levado para apreciação do Congresso nos próximos dias.

Por várias ocasiões o ministro Paulo Guedes sentou com senadores, com o governador, deputados federais do Estado sem dar mostra de recuo na decisão de redução dos incentivos ao modelo industrial do Estado.

Nos seus seis meses de governo, Bolsonaro tem dado mostras claras de que a política segregacionista do seu governo tem alvos definidos. O Nordeste e o Norte do Brasil são os principais alvos dessa lista.

Nesse sentido, pergunta-se: se o Nordeste, que tem maior força política e econômica para o País vem sofrendo ataques sistemáticos do governo Bolsonaro, o que pode acontecer com o Norte, mais propriamente, o Amazonas, que é visto como quintal mal cuidado do Brasil?

O que diz a assessoria da Suframa

O Conselho de Administração da Superintendência da Zona Franca de Manaus (CAS) realiza nesta quinta-feira (25), a partir das 10h, no auditório da SUFRAMA, sua 287ª Reunião Ordinária, para analisar 88 projetos industriais, sendo 26 de implantação e 62 de ampliação, atualização ou diversificação. Juntos, os projetos somam US$ 626.917 milhões em investimentos totais nos primeiros três anos de funcionamento das linhas de produção, com a geração de 3.545 novos postos de trabalho e previsão de faturamento na ordem de US$ 3.605 bilhões no mesmo período.

A 287ª Reunião Ordinária é a primeira de 2019 – a partir da reformulação do Conselho por meio do Decreto nº 9.912, do dia 10 de julho – e também será a primeira nos últimos dez anos a contar com a presença de um presidente da República. Jair Bolsonaro está confirmado para participar da reunião, que contará também com o ministro da Economia, Paulo Guedes. Participam, ainda, o superintendente da Suframa, Alfredo Menezes, os conselheiros representantes dos diversos ministérios integrantes do CAS e demais representantes de entidades de classe e órgãos governamentais da região, entre outros.

Artigo anteriorAmazonas produz mais de 3 mil metros cúbicos de madeira licenciada ao ano
Próximo artigoOAB Amazonas se manifesta contra invasão dos policiais Federais Rodoviários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui