Open de Karatê homenageia sensei Disney Bragança, em Manaus

Torneio reunirá karatecas de primeira qualidade em ambos os naipes/Foto: Divulgação

Os caratecas de Manaus e de todo o Amazonas abrem a temporada 2017, com o 5º Manaus Open de Karatê, que deve reunir mais de 300 atletas, no sábado (11) e domingo (12), na praça de alimentação do Sumaúma Park Shopping, na avenida Noel Nutels, Cidade Nova, na zona norte, com início às 15h00, nos dois dias de evento.
Em alusão ao dia internacional da mulher, a competição batizou o Troféu de sensei Disney Bragança, considerada a carateca mais graduada do Brasil. Pela competição, oito categorias estarão em disputa, sendo a mirim, infantil, infanto-juvenil, cadete, júnior, sub-21, sênior e máster.

Torneio reunirá karatecas em todas as categorias nos dois os naipes/Foto: Divulgação

“Teremos atletas dos seis aos 60 anos reunidos nas modalidades kata, que são as apresentações, os movimentos, que é uma categoria de competição, e o kumitê, que são as provas de combate. A competição abre a temporada do karatê no Amazonas e como estamos na semana internacional da mulher, vamos homenagear a sensei Disney Bragança, que representa esta classe tão guerreira, que luta pela igualdade”, declarou o presidente da Federação de Amazonense de Karate (FAK), Washington Melo, emendando inúmeros elogios à carateca.

“A sensei Disney é a carateca mais graduada no Brasil. Ela um privilégio para nós dos Amazonas e realmente é a nossa matriarca com mais de 40 anos na modalidade, onde já foi do quadro da FAK e agora é uma servidora pública. Por isso decidimos homenageá-la.”, explicou o presidente.

Modalidade valorizada – Em 2020, o Karatê vai fazer parte dos Jogos Olímpicos e isso animou atletas, presidentes e diretores da Federação. Tanto é, que a organização decidiu realizar a competição na praça de alimentação de um shopping da capital para divulgar a categoria.

“É a primeira vez que conseguimos tirar a competição dos ginásios. Hoje a modalidade se tornou olímpica e então decidimos levar para o público externo para eles testemunharem o quanto é bonito a arte marcial. Nos ginásios nós temos muitos familiares e amigos apenas, já o shopping é um ótimo local para mostrar o nosso trabalho para o público que deverá ser de 800 a 1.200 por dia”, comentou.

Disney Bragança – Nascida em Manaus, Disney é a mulher de maior graduação no karatê do Brasil. Atualmente é 6º Dan, ocupa lugar de destaque no quadro de Yudansha do Amazonas. Formada em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), exerceu o cargo de Diretora Jurídica da Federação Amazonense de Karatê além de ser membro da Banca Examinadora de Faixas Pretas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui