PA: sem comer e beber, criança esperou médico no PSM por horas

Deitado na calçada do Pronto-Socorro Municipal do Guamá, João Victor, de 3 anos, esperava cansado, com sede e com fome pela chegada do médico que ia fazer o exame de endoscopia. “Estou com sede. Quero água’’, pedia a criança. A dona de casa Roberta Maciel, 21, explicava ao filho o motivo de não poder beber nada. A criança estava sem poder beber e comer desde às 11h de ontem, quando engoliu um moeda de dez centavos.O primeiro atendimento foi realizado na Unidade de Pronto Atendimento(UPA) da Cidade Nova 8, em Ananindeua.


 

O raio x do estômago comprovou a presença do objeto. Os pais foram orientados a levar João ao Pronto-Socorro do Guamá, em Belém. A família chegou ao PSM por volta das 12h30. Segundo a mãe, em meia hora foram atendidos por uma pediatra. A médica informou a necessidade de a criança realizar uma endoscopia gástrica. Para isso, era preciso aguardar o médico assumir o plantão, às 16h. Passava das 17h e nada de o profissional aparecer. “A gente está quase desistindo de ficar nesse tormento. Melhor voltar para casa’’, disse o pai, Raphael Oliveira, 23.

Pronto-Socorro da 14 só atende casos clínicos

Aflita com a condição do filho, Roberta, também com sede e fome, desistiu da ideia de comprar uma garrafa de água e comida para ela. Tudo para não ver o filho pedir e ter de negar. “Eu quero que ele durma. Pelo menos assim não vai sentir fome nem sede’’, diz.A dona de casa ainda carregava no colo um bebê de 8 meses. Ela conta que a família é de Manaus e está em Belém há 1 mês. Ao se deparar com a situação da saúde, se decepcionou e pensa em voltar para a cidade natal. “A saúde pública aqui é horrível. Em Manaus é ruim, mas aqui é pior. E olha que aqui tem tanta coisa bacana, lugares bonitos’’.

(DOL)

 

 

Artigo anteriorPaolla Oliveira e Leandra Leal disputam papel em remake de “Sassaricando”
Próximo artigoCQG vai reforçar oferta de tratamento para lesões do câncer de colo uterino

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui