Pagamento do abono salarial de 2024 começa em fevereiro

Foto: Reprodução/Internet

O pagamento do PIS/PASEP 2024, um benefício que dá direito ao recebimento de até um salário mínimo para profissionais vinculados ao Programa de Integração Social (PIS) e ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), começará no dia 15 de fevereiro.


No entanto, nem todo trabalhador tem direito a receber este benefício. Veja as regras e detalhes do Pis/Pasep em 2024!

Quem tem direito ao PIS/PASEP 2024?

Para ter direito ao abono salarial, o trabalhador deve cumprir alguns critérios. Por exemplo, a remuneração média não pode exceder dois salários mínimos.

Outro ponto chave é a informação do trabalhador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) até 10 de maio de 2023, e no eSocial até 5 de dezembro de 2023. É importante destacar que empregados domésticos, trabalhadores rurais e urbanos empregados por pessoa física não possuem direito ao pagamento do abono.

Como posso consultar se possuo direito ao abono salarial?

A partir do dia 5 de fevereiro, trabalhadores poderão consultar se possuem direito ao abono salarial ou os valores a receber, através do aplicativo da Carteira Digital ou no portal Gov.br.

O aplicativo Caixa Trabalhador também é uma ferramenta útil, disponível tanto para dispositivos Android quanto para iOS.

Calendário de pagamento PIS/PASEP 2024

O calendário de pagamento do PIS/PASEP 2024 estenderá-se de 15 de fevereiro a 15 de agosto, de acordo com a data de nascimento do trabalhador (no caso do PIS) ou o número de inscrição (no caso do Pasep).

Datas específicas para cada nascimento ou final de inscrição estão disponíveis no corpo da notícia.

Entendendo o ano-base do abono salarial

Em relação ao ano-base do abono salarial, o pagamento é referente a 2022. Anteriormente, o abono era liberado considerando quem trabalhava com registro formal no ano-base imediatamente anterior.

No entanto, isso foi alterado durante a pandemia para retenção de recursos para o auxílio emergencial. Sendo assim, o calendário de 2024 vai considerar quem teve registro formal em 2022, e o calendário de pagamentos se tornou mais curto. É importante ficar atento para não perder o prazo e garantir o direito ao benefício.

Fonte: seucreditodigital

Artigo anteriorThiago Brennand é condenado a 8 anos de prisão
Próximo artigoRede de ensino de Manaus tem mais de 40 mil vagas disponíveis para 2024

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui