Iniciada hoje, segunda-feira (05), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a 1ª Semana de Educação no Trânsito, com a abertura do primeiro ciclo de palestras educativas para 120 servidores da Casa que se inscreveram para o curso.
O deputado Luiz Castro (PPS) fez a abertura oficial do evento, representando o presidente Josué Neto (PSD), reforçando que o trânsito em Manaus, como no resto do País, tem ceifado muitas vidas. “E essa ideia do deputado Josué Neto tem o objetivo de minimizar os acidentes com vítimas fatais, razão pela qual, vários órgãos do estado, do município e o povo em geral estão participando”, apontou.
A Semana de Educação no Trânsito faz parte da campanha “Juntos pela paz no trânsito”, lançado na Aleam no início de abril, com objetivo de mobilizar a sociedade para busca a redução do número de mortos e feridos em acidentes de trânsito. Durante quatro dias, quatro turmas diferentes de servidores do Poder Legislativo vão receber aulas de direção defensiva, legislação, competência dos órgãos ligados ao segmento do trânsito, etc.
A primeira palestra foi aplicada pela coordenadora de cursos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), Maria Lenice, que disse ser o trânsito “uma máquina que pode ser usada para o bem e para o mal”. Ela explicou as atribuições do Detran e apontou que esse órgão só atua em municípios que não possuem nenhuma infraestrutura, o que não é o caso de Manaus. “Como capital, Manaus reúne todas as condições para tomar conta do sistema viário”, apontou ela, defendendo a municipalização total do trânsito. “Ao Detran, em Manaus, cabem apenas o licenciamento de veículos e a distribuição de carteiras”, reforçou.
Maria Lenice ainda explicou o que é direção defensiva e frisou a importância de que todos os personagens do trânsito – condutores e pedestres – estejam cientes do que diz a Lei nº 9.503, que instituiu no Brasil o Código Nacional de Trânsito. “Tanto os condutores de veículos quanto os pedestres têm a obrigação de conhecer bem a legislação”, apontou.
Ao mesmo tempo da Semana do Trânsito, a Assembleia promove uma campanha de informação utilizando todos os recursos de mídia da Assembleia para veicular mensagens diárias sobre educação no trânsito nos veículos institucionais – Rádio Aleam, TV Aleam, site e redes sociais.
Os auditórios da Assembleia, a Escola do Legislativo e a Universidade da Assembleia (Unialeam) também serão acionadas para organizar e sediar debates e reuniões sobre educação de trânsito e divulgação de campanhas e eventos. E, por fim, o Legislativo estadual participa ainda do movimento “Maio Amarelo”, que pretende chamar atenção para o problema do excesso de vítimas fatais e sequeladas no trânsito do Brasil, tendo iluminado sua fachada com a cor amarela desde a noite do dia 1º de maio.