Neste domingo (1), o brasileiro Alexandre Galgani conquistou a medalha de prata no tiro esportivo, na prova R5 Carabina de Ar – 10 m deitado na classe SH2, nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Foi a primeira vez que o Brasil subiu ao pódio nessa modalidade. Galgani disputou ponto a ponto com o francês Tanguy Forest, sendo superado por 255.4 a 254.2. O outro brasileiro na mesma classe, Bruno Kiefer, ficou em 35º e não avançou para as finais.
Após sofrer uma lesão na coluna que o deixou paralisado, Galgani encontrou no tiro esportivo uma nova paixão. Em 2013, foi convidado por James Neto, treinador da Seleção Brasileira, para treinar em Curitiba (PR), o que marcou o início de sua trajetória no esporte. Ele competiu nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, mas não conquistou medalhas. Em Paris, sua perseverança lhe garantiu a prata.
O tiro esportivo entrou nos Jogos Paralímpicos em 1976, inicialmente com competições masculinas e, a partir de 1980, com mulheres e provas mistas. O Brasil participou pela primeira vez em 1976, mas retornou apenas em Pequim 2008 após 32 anos de ausência, aumentando sua presença desde então com atletas como Carlos Garletti e Alexandre Galgani.
Fonte: Terra