Parintins confirma 20 casos de sarampo

Ministério da Saúde muda metodologia de diagnóstico de sarampo/Foto: Divulgação

Com a recente mudança de metodologia do Ministério da Saúde no diagnóstico do sarampo, Parintins e outros 13 municípios amazonenses confirmaram oficialmente casos da doença aumentando para 15 o total de cidades com pessoas infectadas. Parintins passa então a ter 20 casos já descritos no Boletim Epidemiológico da Fundação em Vigilância em Saúde.


A metodologia anterior preconizava que eram necessárias duas amostras positivas para confirmar o caso de sarampo. A explicação sobre a mudança foi dada pelo presidente da Fundação em Vigilância em Saúde do Amazonas, Dr Bernardino Albuquerque, em Parintins, durante a Oficina de Trabalho Sobre o Enfrentamento do Sarampo.

A programação de responsabilidade da Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria de Saúde e Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, na tarde desta quarta-feira, 22 de agosto, no auditório da Universidade do Estado do Amazonas reuniu profissionais de saúde, gestores de UBS, Secretaria Municipal de Educação, SEDUC, Conselho Municipal de Saúde, Ministério Público, DSEI, Conselho Tutelar entre outras instituições.

Ministério da Saúde muda metodologia de diagnóstico de sarampo/Foto: Divulgação

Bernardino Albuquerque ao lado do secretário de saúde de Parintins, Clerton Rodrigues, afirmou que um segundo exame era realizado no Rio de janeiro com uso de alta tecnologia, mas que agora apenas um exame é necessário para confirmação. Disse porém que Parintins já cumpria a recomendação de tratar casos suspeitos com todas as medidas cabíveis. “Parintins já estava seguindo essa recomendação. Levando em consideração as vulnerabilidades que o município apresenta, Parintins ainda apresenta um número de casos muito pequeno”, avaliou.

Clerton Rodrigues disse que as ações preventivas continuam, especialmente a orientação quanto a vacinação. Reiterou que todos casos suspeitos da doença são acompanhados e tratados com total atenção. “Continuaremos realizando nestes casos a notificação, bloqueio vacinal, isolamento social, coleta de material para exame para investigação. O prefeito Bi Garcia tem solicitado foco nesse tema e por isso meses antes do Festival já estávamos treinando nossas equipes”, enfatizou.

Artigo anteriorEscritórios de contabilidade em época de eSocial – por Odair Fantoni
Próximo artigoAlonso afirma que deixará F1 por falta de ‘emoção’

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui