População de Manaus terá acesso a testes de ISTs em comemoração aos 50 anos da FMT-HVD

Foto: Divulgação

A Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), que completou 50 anos de serviços à comunidade no último dia 31 de março, celebra essa marca com um evento especial de atendimento à população neste sábado, dia 6 de abril.


Das 8h às 12h, na sede da FMT-HVD localizada no Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus, a população terá acesso a testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Este serviço estará disponível gratuitamente para todos que comparecerem. Além disso, durante o mesmo período, a unidade estará realizando atendimentos em Dermatologia Clínica e Infectologia para os pacientes que já estiverem pré-agendados.

A secretária estadual de Saúde, Nayara Maksoud, enfatiza a importância da FMT-HVD como referência internacional no tratamento de doenças infecciosas, parasitárias e tropicais, além do seu papel crucial na produção de conhecimento científico nessa área. Ela ressalta que a iniciativa de oferecer atendimento aberto ao público amplia ainda mais o acesso da população aos serviços de saúde oferecidos pela instituição.

Durante o evento, os presentes receberão orientações sobre cuidados e atenção para com as doenças tropicais. O diretor-presidente em exercício da FMT-HVD, médico Noaldo Lucena, destaca que o objetivo da ação é orientar a população, promover o cuidado com a saúde e, ao mesmo tempo, celebrar o jubileu da Fundação.

“É uma grande satisfação poder celebrar os 50 anos da Fundação desta forma, atendendo às necessidades da população. A FMT é reconhecida internacionalmente e essa atenção à saúde da população do Amazonas é a nossa forma de retribuir à sociedade os avanços científicos e humanitários alcançados ao longo dos anos”, afirma o diretor.

Noaldo Lucena reforça que durante o evento serão disponibilizadas testagens para Sífilis, Hepatites virais e HIV para todos os presentes. As consultas em Dermatologia e Infectologia foram agendadas previamente, visando reduzir o tempo de espera dos pacientes.

História e Legado da Fundação

A história da Fundação de Medicina Tropical começou em 1970, quando dois professores da Faculdade de Medicina do Amazonas, Heitor Dourado e Carlos Borborema, junto com um grupo de estudantes, fundaram a Clínica de Doenças Tropicais.

Com o passar dos anos e a necessidade de expansão, a instituição mudou-se para um novo endereço em 1974, onde se encontra até hoje, agora como Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado, em homenagem a um dos principais fundadores da instituição.

Artigo anteriorRota do Distrito quase é assaltada por bandidos no Tancredo Neves – Veja Vídeo
Próximo artigoDupla que manteve menina de 12 anos em cárcere e cometeu crime de estupro é presa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui