Praça da Matriz será reinaugurada no dia 15 de novembro

Foto: Alex Pazuello / Semcom

Em homenagem à identidade de Manaus, a praça 15 de Novembro, mais conhecida como praça da Matriz, será reinaugurada na data em que se comemora a Proclamação da República e que dá nome ao espaço, símbolo do resgate e valorização do Centro Histórico.
Segundo o prefeito, as obras estão bem avançadas e respeitaram todas as recomendações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).


Outras praças que compõem o PAC Cidades Históricas, como a Tenreiro Aranha e Adalberto Vale, também devem ser entregues este ano.

Para a reinauguração da Matriz será realizada uma missa campal, que será presidida pelo Arcebispo de Manaus. “O nome matriz já diz: mãe, mãe da cidade. É o local onde Manaus começou. Todo esse processo de revitalização do Centro Histórico é muito importante e nos colocamos à disposição da prefeitura para somar nesse processo”, assegurou dom Sérgio Castriani.

Foto: Alex Pazuello / Semcom

Obras

Atualmente, as obras na praça 15 de Novembro se concentram na criação de novos passeios aos pedestres e jardins. Na próxima semana se inicia a colocação dos paralelepípedos na área do entorno do antigo aviaquário, onde foram encontradas pedras jacarés e lióz da criação original. O local será isolado e servirá como uma espécie de sítio arqueológico, onde a população poderá observar os achados da história. Futuramente, uma nova obra de requalificação será realizada no aviaquário.

Toda área do Relógio Municipal já está, praticamente, concluída. E o monumento histórico terá seu maquinário renovado, além da revitalização interna, expondo o teto trabalhado em adornos, há muito tempo escondido e esquecido na história.

Artigo anteriorGoverno esclarece substituição de comissionados da Suhab
Próximo artigoPolícia desarticula laboratório de entorpecentes, na zona Oeste

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui