Prato Cidadão do Novo Israel completa 13 anos com 42 mil pessoas cadastrada

Prato Cidadão do Novo Israel/Foto: Divulgação

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) comemora no dia 26 de julho, quarta-feira, às 11h, o 13º Aniversário do Restaurante Popular “Prato Cidadão” do Novo Israel que, desde o início de seu funcionamento já serviu, aproximadamente, 2 milhões de refeições e tem 42 mil pessoas cadastradas, que são atendidas pelo serviço.


Para celebrar a data, será oferecido um almoço especial que incluirá som ao vivo com música popular brasileira e samba de raiz. O restaurante do Novo Israel fica situado na rua Bom Jesus, s/nº 29, bairro Novo Israel, zona norte. As refeições serão vendidas ao valor simbólico de R$ 1, cada. A festa ainda terá o tradicional “Parabéns pra você” e a distribuição de bolo ao público presente.

De acordo com a gerente de segurança alimentar da Seas, Juliana Cavalcante, a missão do restaurante popular vai além da oferta de comida. “Ao longo dos anos, os cardápios são pensados de acordo com o perfil das pessoas que frequentam o restaurante. O preparo das refeições é acompanhado por nutricionistas para que o alimento que chega à mesa, seja saudável e saboroso, mas o principal papel da Assistência Social é fortalecer o vínculo entre as famílias e com a própria comunidade”, enfatizou a gerente.

O restaurante tem capacidade de atender 500 pessoas por dia entre trabalhadores formais e informais de baixa renda, desempregados, estudantes, aposentados, moradores de rua e famílias em situação de risco de insegurança alimentar nutricional.

Prato Cidadão do Novo Israel/Foto: Divulgação

Balanço de aniversário – O “Prato Cidadão” do Novo Israel é um dos cinco restaurantes populares que fazem parte do Projeto Garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada. A unidade criada em 2004, está sob a responsabilidade da Secretaria de Estado da Assistência Social.

“Somente neste equipamento público alimentar são beneficiadas 42 mil pessoas cadastradas. Desde o início do funcionamento, aproximadamente 2 milhões de refeições já foram servidas”, anunciou a secretária titular da assistência social, Regina Fernandes.

Prato Cidadão e S.O.S Cidadão – O Projeto Garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada está dividido em duas categorias Prato Cidadão e S.O.S Cidadão, mais conhecidos como Restaurante Popular e Sopão, que são destinados a servir refeições vendidas a baixo custo ou ofertadas gratuitamente, de forma a garantir o direito humano à alimentação adequada.

Cada unidade do Prato Cidadão produz em média de 500 a 600 refeições diárias. No Prato Cidadão, o cardápio é diversificado, composto por arroz, feijão, salada, legumes, purê, macarrão, pirão, carne, frango ou peixe. No S.O.S Cidadão o cardápio inclui sopa de feijão, legumes, carne, frango e mocotó.

Durante treze anos de atividade, os Restaurantes Populares e Sopões, juntos, serviram mais 9 milhões de refeições para mais de 240 mil pessoas cadastradas. Em 2017, o Governo do Amazonas investiu R$ 7 milhões para a execução do serviço.

Unidades em Manaus – Atualmente, existem 5 unidades de restaurantes populares e 3 unidades de sopões para atender as áreas de grande fluxo de pessoas e de maior vulnerabilidade social. As unidades do Prato Cidadão estão localizadas no Centro de Manaus (na Rua dos Andradas, nº 465); e nos bairros Compensa (Avenida São Pedro, s/nº); Alvorada (Rua 12, nº 361); Novo Israel (Rua Bom Jesus, nº 29) e Jorge Teixeira ( na Rua Nova Esperança, nº 340).

Já as unidades do S.O.S Cidadão encontram-se nas comunidades Alfredo Nascimento, zona Norte (rua Marcos Cavalcante); Parque São Pedro (rua Edwiges) e Rio Piorini (Alameda Rio Negro).

 

Artigo anteriorSilvio ameaça demitir empregado que desligou na sua cara
Próximo artigoAmazonas Shopping adota campanha “Esqueça um livro e espalhe conhecimento”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui