Prefeitura prepara logística de atendimento nos cemitérios para o Dia de Finados

Foto: Valdo Leão / Semcom 

A Prefeitura de Manaus preparou uma logística de atendimento para receber o público que irá visitar seus entes nos cemitérios públicos, na próxima terça-feira, 2/11, Dia de Finados.

Os dez campos-santos de Manaus – sendo seis na capital e quatro na zona rural – tem estimativa de receber 500 mil pessoas.

Os cemitérios irão funcionar de 7h as 18h, e mais de mil servidores municipais atuarão no atendimento e orientação ao público. Uma grande estrutura de atendimento foi montada, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), em parceria com demais pastas do Executivo municipal.

Foto: Valdo Leão / Semcom

Um esquema especial de limpeza já foi executado com serviços de roçagem, capinação, retirada de entulho e lixo não somente nos cemitérios, como também no entorno. As famílias que forem até os locais para fazer a limpeza, ornamentar os túmulos e prestar suas orações e homenagens aos entes queridos, encontrarão os campos-santos organizados, e com a infraestrutura necessária para a data especial.

Ainda na parte física, mais de 150 pontos de luz foram substituídos em todos os cemitérios, que já possuem iluminação a LED. Serviços de asfaltamento e ordenamento do passeio público também foram implementados no local.

Foto: Valdo Leão / Semcom

“As pessoas que virão prestar as homenagens aos entes queridos serão muito bem recebidas. Desde o primeiro dia da gestão do prefeito David Almeida, o Executivo municipal vem adotando medidas de melhorias para os cemitérios da cidade com serviços constantes de limpeza, pintura, paisagismo e iluminação”, destacou o titular da Semulsp, Sabá Reis.

A Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), projetou uma ambientação musical para garantir um acolhimento diferenciado às famílias.

No feriado, os seis cemitérios da cidade recebem ambientação musical, que será conduzida pela Diretoria de Cultura da Manauscult, que assina a playlist com diversas músicas clássicas e religiosas, além da apresentação do grupo Melody Músicos Profissionais que vai tocar, de forma simultânea, nos cemitérios, com exceção do cemitério Nossa Senhora da Piedade, localizado no bairro Santa Etelvina, zona Norte, das 9h30 às 11h e das 16h30 às 18h.

O cemitério Nossa Senhora de Aparecida, no Tarumã, zona Oeste, terá uma apresentação especial, com dois pontos de apresentação musical, no acesso principal de entrada e também nos fundos do cemitério Parque Tarumã, por ser tratar de uma área extensa.

Foto: Valdo Leão / Semcom

Conforme o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, o objetivo da ambientação sonora é proporcionar o melhor conforto possível às pessoas que circularão nos cemitérios públicos, neste feriado, principalmente, as que não puderam participar do funeral de seus familiares no último ano.

Estrutura alinhada 

A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio informal (Semacc) terá equipes de fiscalização atuando em todos os cemitérios de Manaus. Sessenta servidores vão se revezar, de sexta-feira, 29/10 até o Dia de Finados, 2/11, a fim de ordenar e fiscalizar o comércio informal nesses locais.

De acordo com o diretor do Comércio Informal da Semacc, Roberto Lima, não há necessidade de o ambulante ter cadastro do município para vender seus produtos no entorno dos cemitérios. “Nós não vamos exigir cadastro prévio dos ambulantes que vendem água, velas, guirlandas e outros produtos, em frente aos cemitérios de Manaus, mas todos terão que atuar de forma ordenada e seguindo os protocolos exigidos de prevenção à Covid-19, que é o uso obrigatório de máscaras e disponibilidade de álcool em gel em suas bancas, para os clientes”, explicou o diretor.

As pastas do Fundo Manaus Solidária, Secretaria Municipal de Saúde (Semsa)  e Guarda Municipal também estarão com apoio nos locais.

Trânsito

O monitoramento das vias no entorno dos principais cemitérios da cidade será realizado por 236 agentes de trânsito e fiscais de transportes. A ação vai ter a coordenação do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), a partir da 0h desta segunda-feira, 1º/11. Com essa operação, a Prefeitura de Manaus visa assegurar a segurança viária e facilidade de acesso dos visitantes aos cemitérios e manter a fluidez do tráfego.

Nas áreas interditadas haverá orientação para desvios e opções de itinerário. Nos cemitérios mais afastados, os agentes de trânsito farão fiscalização com o apoio de viaturas e motocicletas.

Veja como fica o trânsito nos principais cemitérios:

São João Batista – A avenida Álvaro Maia, zona Centro-Sul, será interditada a 0h de terça-feira, no trecho entre a avenida Maceió e a rua Joaquim Gonzaga Pinheiro (atrás do cemitério). Outra interdição será na avenida Maceió, no trecho entre a avenida Marciano Armond, ao lado do reservatório do Mocó até a avenida Álvaro Maia.

O conjunto focal do semáforo da avenida Major Gabriel será invertido, permitindo a conversão para à esquerda no sentido, avenida Álvaro Maia para a Major Gabriel, devido a interdição na frente do Cemitério.

Santa Helena – O fluxo de veículos nos corredores próximos ao Cemitério Santa Helena, no bairro de São Raimundo, zona Oeste, terá as seguintes alterações: A rua Sagrado Coração de Jesus será interditada a partir das 6h de terça-feira, no trecho entre as ruas Vista Alegre e Jerônimo Ribeiro, atrás do cemitério.

Nossa Senhora de Aparecida (Tarumã) – A avenida do Turismo, zona Oeste, não será interditada no Dia de Finados. Apenas os retornos no canteiro central em frente ao cemitério serão fechados. O acesso ao cemitério será realizado pelo portão da frente (principal). Os agentes delimitarão os estacionamentos na via com cones, que será proibido nas proximidades da área de acesso dos pedestres.

São Francisco – No Cemitério de São Francisco, bairro do Morro da Liberdade, zona Sul, a rua Coronel Pedro de Souza será interditada a partir das 6h da manhã de terça-feira, entre as ruas São Benedito e Brasília.

Santo Alberto – Situado na Colônia Antônio Aleixo. Interdição apenas da rua Monteiro Maia entre rua do amor e rua Professor Azevedo, na frente do cemitério, no horário das 6 às 19h.

Nossa Senhora da Piedade – Localizado na avenida Torquato Tapajós, zona Norte, não haverá interdições, apenas controle de trânsito e apoio na travessia de Pedestres;

Transporte

O IMMU frisa que no dia 30/10, próximo sábado, e no 1º/11, próxima segunda-feira, as linhas 126 e 641, que atendem o Cemitério Nossa Senhora Aparecida (Parque Tarumã), irão operar com frota de dia útil.

No próximo domingo, 31/10, as linhas 126 e 641 terão reforço na frota. Ainda no domingo, quatro linhas: 542 – Ouro Verde / T2 /Ponta Negra; 678 – T4-5 / V-8 / Ponta Negra; 120 – Ponta Negra / T1 / Centro; e ainda a 450 – Ponta Negra/Redenção/ Estação 4 – Parque das Nações/T3 terão seus itinerários estendidos para atender o Cemitério Tarumã.

Na terça-feira, 2/11, o IMMU determinou que as linhas que atendem o Cemitério Tarumã devem operar com total de 90 veículos. O reforço atenderá as linhas 120, 126, 450, 542, 641 e 678.

Ainda na terça-feira, linhas extras irão incorporadas ao sistema de transporte. A saber:

901 – T4-T5 / Avenida Cel. Teixeira / Cemitério Tarumã / Torquato Tapajós. A linha terá o mesmo itinerário da linha 678 até avenida Efigênio Sales / avenida Darcy Vargas / avenida Theomário Pinto / Rotatória das Letras / avenida Jacira Reis / Avenida Coronel Teixeira / avenida do Turismo / Cemitério Parque Tarumã / avenida do Turismo / avenida Santos Dumont / avenida Torquato Tapajós / rua Recife / avenida Efigênio Sales / Itinerário normal até T5/T4 igual a 678.

902 – Viver Melhor / Cemitério Tarumã. Mesmo itinerário da linha 356 até a avenida Torquato Tapajós / avenida Santos Dumont / avenida do Turismo / Rotatória do Complexo Ponta Negra / avenida do Turismo / avenida Santos Dumont / avenida Torquato Tapajós / Itinerário igual a 356 até o terminal da linha.

903 – Novo Israel / Cemitério Tarumã. Mesmo itinerário da linha 500 até a avenida Torquato Tapajós / avenida Santos Dumont / avenida do Turismo / Rotatória do Complexo Ponta Negra / avenida Coronel Teixeira / avenida Pedro Teixeira / avenida Constantinto Nery / Itinerário igual da 500 até o terminal da linha.

904 – T4 / Cidade de Deus / Nova Cidade / Cemitério Tarumã. Mesmo itinerário da linha 560 até a avenida Torquato Tapajós / avenida Santos Dumont / avenida do Turismo / Rotatória do Complexo Ponta Negra / avenida Coronel Teixeira / avenida Pedro Teixeira / avenida Constantino Nery / Itinerário igual da 560 até o terminal da linha.

Em relação a outros cemitérios da cidade, os usuários de transporte terão as seguintes opções de deslocamento:

– Cemitério Santa Helena (São Raimundo): 001 – Interbairros I / T2; 02 – Interbairros II / T1; 100 – São Raimundo / T1 / Praça da Saudade; 101 – São Raimundo / T1 / Centro; 16- Compensa / T1-2 / Praça da Saudade; 119 – Compensa / T1 / Centro; 129 – Transporte / Centro / Via Educandos / T2 / Cachoeirinha; 110 – avenida Brasil / T2 / Centro; e 112 – Santo Antônio / Centro

– Cemitério São Francisco (Morro da Liberdade):  004- Circular / avenida Sete de Setembro / T2 / Centro; 010 – Norte-Sul / E2 / T2 / Cacho.; 625 – Nova República / Educandos / Centro; 704 – Betânia / Centro; 705 – Mauazinho / T2 / Centro; 711 – Mauazinho / Panair / Centro.

– Cemitério Santo Alberto (Colônia Antônio Aleixo): 085 – Antônio Aleixo / T5; 604 – Antônio Aleixo / T2/Centro;

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui