Principais cuidados para evitar manchas, foliculite e oleosidade em pele negra

Foto: Divulgação

Problemas de pele são muito mais recorrentes na pele negra, por isso cuidados devem ser ainda mais intensos

Os cuidados diários com qualquer tipo de pele requerem atenção. Mas devido às suas características únicas, como alto nível de colágeno e melanina, a pele negra necessita de uma atenção ainda maior.

Esse tipo de pele é mais resistente ao sol e ao envelhecimento precoce, entretanto, é muito comum apresentar problemas como manchas, foliculite e oleosidade. Pensando nisso, preparamos uma série com 5 cuidados especiais para evitar esses contratempos e ter uma pele negra bonita e saudável. Confira:

Principais cuidados para pele negra

Como já falamos anteriormente, a pele negra possui um grande diferencial entre os outros tipos: o nível alto de melanina faz com que ela tenha uma proteção natural ao sol. Mas esse diferencial pode ser também o seu maior mal, afinal, devido à hiperpigmentação, há uma tendência maior a manchas, como o melasma.

Foto: Divulgação

Além disso, o alto nível de colágeno também pode ser um grande vilão para pele negra por resultar em queloides. Assim, entre os principais cuidados é possível destacar:

Use filtro solar: apesar de ser mais resistente ao sol, o uso do filtro solar diariamente é indispensável, inclusive é fundamental usar em dias nublados ou em ambientes fechados. É necessário também usar outros produtos, como anti-idade, sérum antioxidante e tônicos faciais;

Faça tratamento preventivo: para evitar alterações na pele e automaticamente as manchas, busque realizar tratamentos preventivos. Para as peles que já possuem espinhas, é indicado utilizar as substâncias clareadoras e antiacne;

Use vitamina C diariamente: além do filtro solar, use produtos compostos por vitamina C. A pele fica muito mais radiante logo na primeira aplicação, proporcionando também excelentes vantagens a longo prazo, principalmente, no tratamento de manchas e na prevenção dos sinais de envelhecimento precoce;

Hidrate a pele: após realizar sessões de depilação com cera ou lâmina de barbear, hidrate a pele e utilize sabonete esfoliante, evitando, assim, a foliculite, que são os famosos pelos encravados;

Tenha atenção à sua alimentação: para evitar uma pele oleosa e com espinhas, mantenha uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras e elimine da sua dieta alimentos que contenham muito açúcar e o uso de produtos oleosos.

Vale ressaltar, ainda, que é fundamental também lavar o rosto duas vezes ao dia com um sabonete líquido com ativos adstringentes para controlar a oleosidade e evitar o entupimento dos poros e a formação de espinhas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui