Proteção do Vale do Javari terá apoio policial

Foto: Reprodução

Para garantir a integridade física e moral dos povos indígenas do Vale do Javari, no Amazonas, e de servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai) lotados na região, o Ministério Público Federal (MPF) solicitou apoio de órgãos como polícias Federal e Militar, Exército e Força Nacional de Segurança. Também haverá fiscalização ilegal de estrangeiros em terras indígenas.


Na madrugada do último dia 3, a Base de Proteção Etnoambiental do rio Ituí-Itacoaí foi atacada a tiros. Este foi o oitavo registro de violência consecutivo a uma das quatros bases que protegem a terra indígena Vale do Javari, próximo à fronteira com o Peru. Os ataques acontecem desde o ano passado.

A maior parte dos ataques ocorreu após o homicídio do funcionário Maxciel dos Santos Pereira, no início de setembro deste ano. O ato teria sido motivado por possível retaliação às atividades de combate a ilícitos em terras indígenas vinculadas à Coordenação Regional da Funai do Solimões.

De acordo com o MPF, o Vale do Javari, além de ser a segunda maior terra indígena do Brasil, é considerada a área com maior registro de grupos em isolamento voluntário, o que a torna um lugar único e potencialmente vulnerável.

Artigo anteriorMotorista esfaqueado durante assalto a linha 059 grava vídeo e diz está bem
Próximo artigoLula pode visitar Manaus no próximo mês

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui