Quase 40 cidades do interior do AM querem Forças Armadas nas eleições

Foto: Reprodução

Trinta e nove municípios amazonenses solicitaram apoio das Forças Armadas para as eleições deste ano. O pedido foi feito ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e está sob análise.


Entre os municípios que pediram o auxílio estão Manacapuru, Caapiranga, Humaitá, Guajará, São Paulo de Olivença, Novo Airão, Parintins e outros. Manaus também pediu apoio das Forças Armadas.

Haverá uma votação, ainda sem data definida, para decidir as solicitações. O auxílio das Forças Armadas é assegurado pela Lei nº 4.737, de 15 de julho de 1965, do Código Eleitoral. Por enquanto, as Forças Armadas prestam auxílio logístico para as Eleições 2020.

O TSE pode recusar o pedido por entender que não há a devida justificativa para o seu atendimento. Ou também pode recusar na hipótese de garantia da segurança apenas com o emprego das forças policiais locais.

Os procedimentos administrativos relativos à requisição de Força Federal começam com o envio de ofício pelo TSE à Presidência da República, solicitando autorização para o emprego das Forças Armadas. Em caso de autorização, iniciam-se os entendimentos entre o Ministério da Defesa e o TSE.

Artigo anteriorCerca de 700 Kg de drogas são apreendidos durante operação em Manacapuru
Próximo artigoMotorista de aplicativo morre após colidir carro com ônibus no Hiléia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui