Rainha dinamarquesa retira títulos reais de 4 netos

Foto: Reprodução

A rainha Margrethe II da Dinamarca pediu desculpas depois de remover os títulos reais de quatro de seus oito netos. Ela não está mudando de ideia sobre a mudança, no entanto.

A monarca de 82 anos, que no início deste ano comemorou meio século no trono, anunciou na quinta-feira (29) que a partir do próximo ano os filhos de seu filho mais novo, o príncipe Joachim, não serão mais conhecidos como príncipe e princesa.

Em vez disso, eles só poderão usar seus títulos de condes e condessas de Monpezat e serão tratados como excelências, pois seus títulos de reais serão “descontinuados”, segundo a casa real.

Helle von Wildenrath Løvgreen, secretária de imprensa da condessa Alexandra, ex-esposa do príncipe Joachim, disse à CNN na quinta-feira que Joachim e seus filhos estavam “tristes” e “chocados” com a decisão, que a rainha Margrethe vê “como uma necessária proteção para o futuro” da monarquia”, de acordo com um comunicado da rainha divulgado pela casa real na segunda-feira (3).

“Nos últimos dias, houve fortes reações à minha decisão sobre o uso futuro de títulos para os quatro filhos do príncipe Joachim. Isso me afeta, é claro”, disse a monarca no comunicado.

“Minha decisão demorou muito. Com meus 50 anos no trono, é natural tanto olhar para trás quanto para frente. É meu dever e meu desejo como Rainha garantir que a monarquia sempre se molde de acordo com os tempos. Às vezes, isso significa que decisões difíceis devem ser tomadas e sempre será difícil encontrar o momento certo”, acrescentou.

A rainha disse que fez o “ajuste” para permitir que a realeza júnior levasse uma vida mais normal, seguindo uma decisão semelhante de outras famílias reais de diminuir a monarquia.

“Ter um título real envolve uma série de compromissos e deveres que, no futuro, caberão a menos membros da família real”, disse ela.

O príncipe herdeiro Frederik, filho mais velho da rainha, é o primeiro na linha de sucessão ao trono. Seu filho mais velho, o príncipe Christian, é o segundo da fila. Todos os quatro filhos de Frederik mantêm seus títulos.

Seu irmão mais novo, Joachim, mora em Paris com sua esposa, a princesa Marie, e seus dois filhos, Henrik, 13, e Athena, 10. O príncipe também tem dois filhos mais velhos, Nikolai, 23, e Felix, 20, de seu primeiro casamento com Alexandra, Condessa de Frederiksborg. Enquanto os filhos de Joachim perderem seus títulos reais, eles manterão seus lugares na ordem de sucessão.

A monarca disse: “Tomei minha decisão como rainha, mãe e avó, mas, como mãe e avó, subestimei o quanto meu filho mais novo e sua família se sentem afetados. Isso causa uma grande impressão, e sinto muito por isso.”

Ela acrescentou: “Ninguém deve ter dúvidas de que meus filhos, noras e netos são minha grande alegria e orgulho. Agora espero que nós, como família, possamos encontrar a paz para encontrar nosso caminho através desta situação.”

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui