RDS do Tupé identifica demandas e projetos a serem desenvolvidos por comunidades

Secretário do Meio Ambiente vista RDS do Tupé/Foto: Arlesson Sicsú

Duas das seis comunidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé, Julião e São José, receberam, ontem, sábado (11), visita técnica comandada pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade,  Antônio Nelson de Oliveira Junior, com a finalidade de identificar demandas dos moradores e acompanhar o andamento de projetos desenvolvidos na reserva por meio de parcerias público-privadas (PPPs) e cooperação internacional.
Um dos locais visitados foi a Escola Municipal Canaã II, na comunidade Julião. A escola deverá receber um projeto com financiamento da empresa Faber Castell que prevê a construção de cantina e quadra coberta, a ampliação do número de salas de aula e a implantação de uma horta comunitária.

Secretário do Meio Ambiente visita RDS do Tupé/Foto: Arlesson Sicsú

O secretário Antônio Nelson pode conferir o grau de organização da comunidade,  vistoriando o  funcionamento do poço artesiano construído na comunidade em 2014, por meio de convênio firmado com o Consulado Geral do Japão. Atualmente, o poço tem o uso compartilhado por grande parte dos moradores, que se encarregam das manutenções e distribuição. A expectativa é de que novos convênios com o Governo do Japão sejam firmados em benefício das demais comunidades.

A presidente da comunidade Julião,  Raimunda Nonata Ferreira, explicou que o poço mudou a realidade dos moradores. “O poço trouxe melhorias importantes para a vida dos ribeirinhos.  Temos agora água potável encanada chegando nas nossas casas”, afirmou. Na comunidade São João,  a equipe da Semmas visitou as barracas da  Praia do Tupé,  que aguardam revitalização, por meio de medidas compensatórias. Outro ponto visitado foi a área utilizada pelos índios da etnia Dessana, que vem sofrendo com o fenômeno das terras caídas. De acordo com a diretoria de Áreas Protegidas da Semmas, a Defesa Civil do Município já esteve no local e emitirá um laudo sobre a situação.

Com 11.973 hectares, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé fica localizada a 25 Km de Manaus. É formada por seis comunidades (Julião, Agrovila, Livramento, Tatu, Colônia Central e São João do Tupé). O secretário Antônio Nelson informou que, além das comunidades da RDS,  estará visitando também todas as unidades de conservação e parques urbanos geridos pela Semmas. A visita foi acompanhada pela subsecretária Aldenira Queiroz e representantes das Diretorias de Áreas Protegidas (DEAPR), Tecnica-Operacional (DTO) e Administrativa e Financeira (DAF).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui