Rio Preto inicia campanha de prevenção à hanseníase nas escolas municipais

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Rio Preto da Eva, a 70 quilômetros de Manaus, iniciou uma campanha de prevenção contra hanseníase, Verminose e Tracoma nas escolas municipais. As ações de saúde são determinadas pelo prefeito Anderson Sousa e tem como principal objetivo atender o maior número possível de pessoas.


A ação tem como objetivo atender alunos de 5 a 14 anos que estão matriculados no ensino fundamental. A coordenação de hanseníase e as equipes do PSE farão palestras com os pais para esclarecer sobre os sinais e sintomas e ensiná-los a se proteger dessas doenças.

Além disso, os pais que não comparecerem às reuniões, os alunos deverão levar para casa o termo de consentimento, para ser assinado pelos pais ou responsável.

Durante a campanha será realizada uma busca ativa de novos casos de hanseníase. Além disso, os alunos que trouxerem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinados pelos pais serão devidamente medicados com albendazol, para tratamento das verminosas.

Foto: Divulgação

Caso as equipes encontrem algum aluno com os sintomas tanto da Hanseníase como de tracoma, elas serão encaminhadas para as Unidades de Saúde próximo de suas residências para iniciar o tratamento. A campanha vai até o mês de junho em 12 escolas que foram pactuadas no município.

De acordo com a Coordenadora de Prevenção à hanseníase, Norma Rodrigues, quando as ações são realizadas nas escolas, os resultados são maiores. “Quando a saúde leva essas campanhas para as escolas observamos que temos maiores resultados, diferente de quando a população vai até as unidades de saúde. Indo até as escolas temos um retorno maior e facilita bater as metas estabelecidas”, disse.

O lançamento da campanha contou com a presença da secretária de saúde, Aila Carla, coordenadora de hanseníase, Enf. Norma Rodrigues, a gerente da FVS, enf. Cristiane Lindoso, gerente de atenção básica, enf. Marilena Facundes, além de gerentes de unidades de saúde, agentes comunitários de saúde e endemias, enfermeiros, odontólogos, assistentes sociais, nutricionistas e demais profissionais da saúde.

Artigo anteriorPF prende quadrilha de câmbio ilegal em Roraima
Próximo artigoAmazonino atropela ALE-AM e dobra salário de secretários de R$ 13,5 mil para R$ 27,5 mil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui