Saiba o que pode e o que não pode levar para prova do Enem

Foto: Recorte

Começa neste domingo (5) a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023. A prova é cheia de regras que, se não forem respeitadas, podem causar a eliminação do candidato.


Um dos principais pontos de atenção é justamente os materiais que não podem ser levados para o local de provas ou não podem ser usados durante a aplicação do exame.

Os candidatos podem levar:

Cédulas de identidades, expedidas por secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados;
Carteira de Registro Nacional Migratório;
Documento Provisório de Registro Nacional Migratório;
Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade;
Passaporte;

Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

Em caso de perda, a pessoa que presta o exame pode apresentar um boletim de ocorrência de até 90 antes do primeiro dia de provas e se submeter a uma coleta de suas informações pessoais. Também precisarão passar pelo processo de identificação especial as pessoas que apresentarem documentos oficiais rasurados ou inelegíveis.

Canetas

É obrigatório o uso de caneta esferográfica de tinta preta, com tubo transparente. Canetas com tinta de outras cores podem comprometer a leitura óptica do gabarito da prova, usado para checar quais e quantas perguntas o participante acertou e, portanto, determinar sua nota no exame.

Cartão de Confirmação de Inscrição

É facultativo e aconselhável que o participante leve consigo o Cartão de Confirmação de Inscrição. Nele constam informações sobre o local de prova, como o endereço e a sala, a língua estrangeira escolhida pela pessoa no momento da inscrição e os horários relevantes, como a abertura e fechamento dos portões e o início e o término da prova.

Lanches

O participante pode levar alimentos para consumir durante a prova. A principal aposta são os alimentos leves e que ajudam a repor energia, como barrinhas de cereais e chocolates. É permitido levar garrafas de água para o exame, desde que ela seja transportada em uma garrafa transparente e sem rótulo. Tudo será inspecionado pelos fiscais de prova.

Máscaras e álcool em gel

A obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial contra a Covid-19, e outras doenças respiratórias, está submetido às determinações de cada estado e município. O uso é obrigatório, a menos que as legislações locais liberem. Os participantes podem levar consigo álcool em gel para higienizar as mãos.

O que não pode levar?

Ao entrar na sala, o participante recebe um envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador do exame onde devem ser colocados todos os itens que ele não pode usar durante a prova. São eles:

Óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares;
Caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos;
Livros, manuais, impressos, anotações;
Protetor auricular;
Relógio de qualquer tipo;
Quaisquer dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, smartphones, tablets, wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, ipods, gravadores, pen drive, mp3 e/ou similar;
Alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico;
Fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens;

Quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova.

O envelope deve ser colocado embaixo da carteira da pessoa que faz a prova, com os aparelhos eletrônicos desligados.

Também é proibido entrar com bebidas alcoólicas, usar drogas ilícitas ou cigarros e outros derivados do tabaco no local de provas.

Artigo anteriorImposto de Renda vai calcular automaticamente tributos de investimento em 2024
Próximo artigoSete pessoas ficam cegas no Amapá após mutirão de cirurgias contra catarata

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui