Seap realiza ‘Busca Ativa de Tuberculose’ nas unidades prisionais

Foto: Divulgação/Seap

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio da Coordenação de Saúde do Sistema Prisional do Amazonas (CSSPAM), efetuou uma “Busca Ativa de Tuberculose” dentro das unidades prisionais.
A busca consiste em fazer o levantamento sobre os sintomáticos respiratórios, que são as pessoas que apresentam os sintomas da tuberculose, como falta de ar, dor no peito, dor nas costas, tosse por mais de duas semanas, falta de apetite e fraqueza.


A coordenadora de Saúde da Seap, Alyne Botelho, fala da importância desse levantamento nas unidades. “A nossa preocupação é, justamente, porque a tuberculose é a doença que mais mata, por dia. Por isso a necessidade de fazer essa busca continuamente, para diagnosticar os possíveis casos, coletar amostras e, se confirmado, começar o tratamento imediato”, frisou Alyne.

Foto: Divulgação/Seap

De cela em cela, agentes de saúde entrevistaram cada um dos internos, colhendo informações e registrando as queixas. A coleta do material dos que apresentaram os sintomas da doença será encaminhada para o Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), na proporção de 15 por dia, em vista do excesso de demanda do laboratório no atual momento de crise na saúde.

Na busca realizada em fevereiro, nas unidades femininas, foram detectados três resultados positivos, que já estão em tratamento.

Artigo anteriorPorteiro é preso por estuprar menino de 11 anos, na Compensa
Próximo artigoAlunos da rede estadual terão aulas em TV aberta

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui