TCEAM
Início Amazonas Seduc é cobrada por descaso em escola ribeirinha de Beruri

Seduc é cobrada por descaso em escola ribeirinha de Beruri

Foto: Recorte

A Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc/AM) está sendo cobrada por conta do descaso em uma escola ribeirinha localizada em Beruri (a 170 quilômetros de Manaus). A secretaria municipal também está incluída.

O Ministério Público Federal (MPF) realizou reunião com representantes do município, das secretarias e das comunidades indígenas e ribeirinhas da cidade. O objetivo era tratar sobre o cumprimento dos encaminhamentos anteriores relativos à educação escolar indígena e tradicional. Foram discutidas questões relacionadas à alimentação escolar regionalizada, ao Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação de novos professores e à falta de oferta do ensino médio em diversas aldeias indígenas e comunidades ribeirinhas.


Um dos assuntos levantados durante a reunião tratou da recomendação enviada anteriormente pelo MPF à Seduc/AM. A determinação expedida pelo MPF trata da falta de professores nas salas de aula do ensino médio no município.

Segundo representantes indígenas, diversas aldeias estão sem aulas, algumas aguardando implementação do ensino médio há anos, e outras, que deveriam ter iniciado no começo de 2025, ainda não tiveram suas aulas. De acordo com os representantes, a falta de educação nas aldeias força jovens indígenas a se mudarem para cidades, onde muitos desistem dos estudos por falta de condições para se manter. Ainda foi ressaltado que esses jovens se tornam vulneráveis a problemas sociais e que o movimento indígena está documentando os danos causados por esse êxodo forçado, o que pode levar à responsabilização das secretarias e governos.

O MPF cobrou a definição de uma data específica para o lançamento da chamada, recomendando que ela ocorresse no início do segundo semestre de 2025. A Organização do Movimento Indígena de Beruri (Omib) criticou a demora, reforçando que o planejamento da alimentação escolar deveria ter sido feito anteriormente e com participação direta das associações indígenas de base.

Artigo anteriorDavid Almeida anuncia simulado do sistema de alerta da Defesa Civil em Manaus
Próximo artigoDelegados da Polícia Federal alertam para risco de impunidade com a PEC da Blindagem

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Correio da Amazônia
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.