SEFAZ-Am inicia curso sobre Nota Fiscal Eletrônica destinado ao Procon-AM

Sefaz-Am ministra curso ao Procon-Am/Foto: Arquivo
Sefaz-Am ministra curso ao Procon-Am/Foto: Arquivo
Sefaz-Am ministra curso ao Procon-Am/Foto: Arquivo

A Secretaria de Estado da Fazenda promove, amanhã, quarta e na quinta-feira (25 e 26), de 15h00 às 17h00, curso para equipe do Programa Estadual de Proteção, Orientação e Defesa do Consumidor (PROCON/AM), sobre Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica, NFC-e, no Centro de Treinamento da instituição, que funciona no subsolo da sede da SEFAZ/AM.
O objetivo da Secretaria é explicar aos fiscais que operam no campo e também aos profissionais que atuam no atendimento das demandas que envolvem o direito do consumidor as características da NFC-e, destacando as formas de transmissão e arquivamento do documento digital.


Os gestores do projeto da NFC-e que é coordenado pelo Centro de Estudos Econômicos e Tributários (CEET) estruturaram o treinamento após receberem denúncias de que prestadores de serviços estavam rejeitando o documento. “Soubemos que assistências técnicas não estão realizando consertos por acreditarem que a NFC-e apresentadas pelos clientes não têm validade fiscal. Como, nestes casos, o consumidor reclama no Procon, optamos por treinar a equipe do órgão a fim de que eles possam garantir o cumprimento da lei na integralidade”, pontuou o líder do projeto no Amazonas, auditor fiscal Luiz Dias.

Além de apresentar detalhadamente todos os campos da nota, a equipe da Sefaz também irá esclarecer as formas de transmissão e arquivamento, que podem levantar suspeitas sobre a veracidade. “A NFC-e trouxe a vantagem para o consumidor de receber o documento da forma tradicional em papel ou através de e-mail ou por mensagem de texto via telefone (SMS). Em todos os casos, é possível consultar a nota por meio do portal da NFC-e: nfce.sefaz.am.gov.br. O cliente precisa apenas cadastrar o CPF e senha para acessar as notas emitidas em seu nome. A modernidade não pode ser suplantada pelo desconhecimento. Acreditamos que tão logo os órgãos de defesa do consumidor estejam preparados, poderão se tornar um aliado a mais da Sefaz/AM no combate a sonegação fiscal”, ponderou o gestor.

O treinamento, também, representa a oportunidade de troca de experiências entre as duas equipes de fiscalização. Os desenvolvedores da Sefaz/AM querem conhecer problemas apontados pelos clientes em relação a NFC-e que chegam até o Procon a fim de utilizar esses dados para aprimorar ainda mais o documento eletrônico.

Com a mesma finalidade, o CEET reune na próxima quinta-feira (26), às 10h00, na sede da Sefaz/AM, com representantes de empresas que são grandes contribuintes do Amazonas no setor de varejo, para identificar “gargalos” que ainda aconteçam em relação a utilização da NFC-e. As reclamações serão anotadas e os técnicos da Secretaria irão estudar formas de implementar as melhorias no menor espaço de tempo possível.

Artigo anteriorTemporada de ‘Razões para ser bonita’ começa no sábado no Teatro Manauara
Próximo artigoRF combate esquema envolvendo locadoras de veículos no PA, AP e AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui