Segredo dos livros infantis que dialogam com grandes artistas e obras de arte

Publicações com abordagens lúdicas para incentivar a leitura na infância - foto: divulgação

Proporcionar à criança o acesso à uma literatura que contribua para sua formação como ser humano, moldando sua forma de ver o mundo


Está aí uma das razões para que a leitura seja disseminada ainda nos primeiros anos de vida para as crianças. Os livros são um importante mecanismo para despertar a criatividade e estimular o senso crítico.

Mas como estimular o apreço pela leitura? No início, a dica é pegar pela mão mesmo. O segredo é encantá-las desde o começo, por meio da leitura compartilhada em família, pois nada é mais potente na formação de leitores do que o afeto.

Neste contexto, vale envolver não só a escola, mas toda a família em meio a esse processo. Para ajudá-la nessa missão de formação de leitores, um clube de assinatura infantil pode ser um forte aliado. Por possuírem curadoria especializada, os livros, em diferentes estéticas, gêneros e temas, ampliam a visão de mundo dos pequenos e apresentam uma diversidade cultural importante para o desenvolvimento da empatia.

Pensando em potencializar essa valorização e vivência cultural, veja na sequência livros infantis que se conectam com artistas importantes e obras de arte.

Alfabarte

A capa traz uma proposta démodé, fazendo alusão especialmente a década de 90. A obra traz um divertido abecedário onde a ideia é encontrar a letra dentro de obras de arte e pintura europeia. Parece simples, mas não é tão fácil quanto parece, porque o desafio é real e bem legal; além disso, os autores dão a resposta e contam um pouco sobre a obra e curiosidades para o leitor se atentar.

Clube por dentro da arte

Coleção criada pela Associação dos Museus Nacionais da França, as obras têm como foco artistas europeus, principalmente os mais conhecidos. Estamos falando de livrinhos bem divertidos que trazem diversas atividades diferentes em meio ao contexto de importantes autores como Van Gogh, Lautrec, Arcimboldo e outros.

Coleção Mundo de Artistas

Criação feita por Kátia Canton, que anteriormente foi publicada pela Cosac-Naify, agora está sendo distribuída pelo Sesi-SP. Estamos falando de quatro volumes que trazem as seguintes abordagens:

●     Natureza-morta;

●     Autorretrato;

●     Animais;

●     Beijos pintados.

Todas as publicações da coleção abordam trabalhos de artistas da China, Brasil, além de outros lugares da Europa.

Arte Brasileira para crianças

Essa publicação traz brasileiros, abordando suas respectivas artes e instruções, com o objetivo de estimular o leitor também a criar suas obras, sempre com uma proposta autoral, saindo do óbvio que já existe.

O Anel Mágico de Tarsila

A autora Tarsila do Amaral faz um passeio lúdico por sua vida na infância, compartilhando informações curiosas e divertidas em meio às suas pinturas.

Por Carolina Glogovchan

Artigo anteriorUEA é a 1ª do Brasil a inaugurar sala de aula com sistema de esterilização por UV-C
Próximo artigoQuem decide a folga em dia de jogo da Seleção, na Copa do Mundo?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui