Segurança Integrada para a Copa do Mundo, em Manaus, terá cerca de 5 mil homens

Coordenador geral Coronel Paulo Vital, anuncia em coletiva/Foto: Roberto Carlos
Coordenador geral Coronel Paulo Vital, anuncia em coletiva/Foto: Roberto Carlos
Coordenador-geral Coronel Paulo Vital, anuncia em coletiva/Foto: Roberto Carlos

O efetivo de, aproximadamente, 5 mil homens empregados no evento do Carnaval 2014, na cidade de Manaus, em março deste ano, será o mesmo utilizado para o evento Copa do Mundo de 2014TM, quantitativo revelado hoje, segunda-feira (12), durante um encontro da Comissão de Segurança Integrada para Grandes Eventos (CSIGE), reunindo a cúpula do setor, para apresentação do Plano Tático Integrado de Segurança Pública, que conta com a participação de órgãos estaduais, municipais e federal.

As estratégias para a segurança da população e das autoridades que vierem prestigiar os jogos do mundial já estão definidas e foram testadas por seis vezes em grandes eventos realizados na capital e em Parintins, município onde acontece o maior festival folclórico da região norte.


Conforme o secretário titular da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), Paulo Roberto Vital, o modelo foi, inclusive, elogiado em fevereiro deste ano, em Brasília, quando ele foi apresentado aos representantes do Ministério da Justiça e do Exército e aos representantes das cidades-sede da Copa. Na época, o plano foi apresentado pelo secretário de Segurança Pública do Estado, com a presença do governador José Melo, no Palácio do Planalto.

“Nós apresentamos o projeto base inicial, aprimoramos e aprofundamos o plano que recebeu elogios em nível nacional e internacional. Isso nos dá a certeza que, no aspecto da segurança, estamos bem preparados”, disse Vital.

Além do efetivo de quase 5 mil homens, o plano envolve um aparato tecnológico que teve investimentos na ordem de R$ 100 milhões. Os equipamentos também foram testados nos eventos-teste. Entre os equipamentos estão: centro de comando e controle móvel, plataforma de observação elevada, um centro regional de comando e controle, sistema de imagens aéreas, embarcações e tablets. Todo o monitoramento eletrônico será controlado pelo Centro Integrado de Comando e Controle, que está em fase final de instalação.

Artigo anteriorAluna espancada por ser bonita sofre ameaça por telefone
Próximo artigoIBGE diz que 48% dos prefeitos no Brasil não tem formação superior

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui