

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) participará hoje, terça-feira (31), do 5º Seminário Cooperativista, em Manacapuru, a 68 quilômetros de Manaus, que iniciará às 08h30, no hotel Evanstour, na da Liberdade.
O evento é promovido pela Cooperativa de Juticultores do Amazonas (Cooperjuta), Cooperativa Mista Agropecuária de Manacapuru (Coomapem), Cooperativa de Fruticultura dos Agricultores de Manacapuru (Coopfamma), Cooperativa de Transporte Coletivo Fluvial e Terrestre do Amazonas (Cootrafet) em parceria com o Sistema OCB–Sescoop/AM, formado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Amazonas.
A proposta é apresentar políticas, programas e diretrizes das instituições de assistência técnica, fomento e crédito para as cadeias produtivas de fibra vegetal e da hortifruticultura.
“Cooperativa é um tipo de associativismo que está dentro do campo de trabalho desenvolvido pelo Idam e que visa viabilizar e garantir produtos agropecuários de qualidade”, disse a extensionista rural do Idam que participará do evento, Maria Helena da Costa Rodrigues, ao destacar, que produtores que trabalham organizados encontram maior facilidade de acesso ao crédito, comercialização, organização e aumento da produção.
Participarão do evento, representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Banco do Brasil, Banco da Amazônia e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).