Sinapse transformará projetos de pesquisas em negócios inovadores no AM

Carlos Schneider, superintendente do CERTI/F
Carlos Schneider, superintendente do CERTI/F
Carlos Schneider, superintendente do CERTI/Foto; Divulgação

Será realizada, hoje, quarta-feira (25), a primeira etapa da operação piloto do Programa Sinapse da Inovação, programa montado numa parceria da FAPEAM com a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi), que visa transformar os resultados de projetos de pesquisa de universidades e instituições de ciência, tecnologia e inovação em produtos inovadores competitivos, além de fortalecer o empreendedorismo inovador.
O workshop será realizado no Hotel Caesar Business, localizado na Avenida Darcy Vargas, bairro Chapada, das 14h00 às 18h00, e contará com a participação do superintendente geral da Certi, Carlos Alberto Schneider; do diretor do Centro de Empreendedorismo Inovador da Certi, Leandro Carioni, que é o responsável pelo Sinapse da Inovação no Amazonas. Na ocasião, serão apresentadas as etapas de trabalho que serão realizadas ao longo de 20 meses, como a capacitação, proposição e seleção de ideias, pré-incubação e auditorias.


Durante o workshop, segundo Schneider, será exposta aos representantes das entidades de CT&I e empresariais a maneira como o Programa Sinapse da Inovação apoiará a dinamização da atividade de inovação no contexto de cada entidade, fortalecendo as iniciativas de empreendedorismo inovador. “Será explicado como se espera que aconteça a interação de todos os atores com o Programa. O objetivo é proporcionar, ao maior número possível de empreendedores, a oportunidade de fomento à criação de uma empresa inovadora”, ressaltou.

Conforme Schneider, na operação piloto, o Programa Sinapse da Inovação da FAPEAM, a maioria das empresas será fornecedora de soluções inovadoras para a modernização de outras atividades empresariais. Ele afirmou que a atividade de inovação implementará um processo sistêmico de criação de startups e proporcionará às incubadoras e parques tecnológicos oportunidade para consolidarem empresas inovadoras. “Todos os desdobramentos potencializam o Sistema de Inovação do Estado do Amazonas”.

De acordo com a diretora-presidenta da FAPEAM, Maria Olívia Simão, o Sinapse pretende preencher as lacunas existentes no ecossistema de inovação do Estado e fomentar a criação de empreendimentos inovadores. Ela pontuou que isso é possível a partir de ideias geradas por estudantes, pesquisadores e profissionais de diferentes setores do conhecimento econômico. “Podem ser apresentados projetos na área de biotecnologia, tecnologia da informação, uso dos produtos tradicionais da região, por exemplo. Também podem ser produtos e processos. Ao final do programa, a meta é gerar pelo menos 40 empresas startups”, disse.

Antes, nesta segunda e terça (23 e 24/02), uma equipe da FAPEAM irá realizar visitas às instituições de ensino e pesquisa, incubadoras, núcleos de inovação tecnológica, representantes da indústria para apresentar as propostas e sensibilizá-los para participarem do workshop.

Após a etapa de estruturação das parcerias locais, A FAPEAM lançará o edital Sinapse da Inovação. Será desenvolvido um processo de orientação aos empreendedores por meio de palestras nas entidades participantes, divulgação através das mídias, para ampla orientação aos estudantes, pesquisadores e profissionais que queiram desenvolver um empreendimento inovador.

Parceria Certi e FAPEAM

Trata-se de um termo de cooperação assinado entre a FAPEAM e a Certi de Florianópolis, cujo aporte financeiro é de R$ 1,8 milhão em recursos próprios da FAPEAM. O documento foi assinado no mês de dezembro de 2014 durante a cerimônia de abertura do Fórum Nacional dos Conselhos Nacionais das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e dos Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti).

Artigo anteriorComo recrutas cruzam a fronteira da Síria para chegar ao Estado Islâmico
Próximo artigoNo Amazonas cerca de 500 policiais militares estão ameaçados de exoneração

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui