Sistema de Segurança para o Réveillon 2017 terá 2.300 homens, em Manaus

Sistema de Segurança definido para o Réveillon/Foto: Jonhy Cavalcante

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) apresentou, hoje, terça-feira (27), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), o Plano Integrado de Segurança para o Réveillon 2017, que terá em torno de 2,3 mil servidores de órgãos das esferas Estadual, Municipal e Federal estão envolvidos nas ações de segurança, que serão coordenadas pela Secretaria Executiva-Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi), da SSP-AM, a partir do CICC.
A Operação ocorrerá, simultaneamente, em quatro áreas de Manaus: Complexo Turístico da Ponta Negra (zona Oeste), que prevê um público de 350 mil pessoas, na Orla do Amarelinho (zona Sul), na avenida Itaúba, no bairro Jorge Teixeira (zona Leste), e no Viver Melhor do bairro Santa Etelvina (zona Norte).


O secretário de Segurança, Sérgio Fontes, destacou que o trabalho integrado ocorrerá de forma descentralizada. “Cada órgão vai empregar seus recursos para que possamos atuar de maneira integrada e assim oferecer mais segurança à população e fazer uma festa tranquila em qualquer que seja o local, por isso vamos descentralizar as ações pra que o cidadão se sinta mais seguro e confortável em diferentes pontos da cidade”, explicou.

Sistema de Segurança definido para o Réveillon/Foto: Johny Vasconcelos

A Operação Réveillon 2017 contará com a participação das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito (Detran),  Ouvidoria e Corregedoria da SSP, Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito de Manaus (Manaustrans),  Secretaria Municipal de Trabalho, Empreendedorismo, Abastecimento, Feiras e Mercados (Semtef), Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Secretaria de Cultura, Marinha, Eletrobrás, entre outros.

O secretário afirmou que o trabalho integrado entre os órgãos de segurança e as demais instituições vem fortalecendo o modelo de segurança no Estado. “Juntos conseguimos montar operações de sucesso, com alto índice de aprovação por parte da população e, acima de tudo, conseguimos passar a tranquilidade merecida às famílias que vão aproveitar as festas e eventos realizados pelo poder público e privado. Durante as ações, será aplicada toda a estrutura operacional de câmeras e todo equipamento tecnológico para otimizar a comunicação entre os órgãos e pronta resposta às ocorrências”, destacou.

Polícia Militar – O efetivo da Polícia Militar será empregado  para prevenir e reprimir a ação de criminosos, além de garantir segurança aos amazonenses no Réveillon 2017.

A Operação mobilizará as tropas operacionais subordinadas aos Comandos de Policiamento Metropolitano (CPM), Policiamento Especializado (CPE), Policiamento Ambiental (CPAmb) e Interior (CPI), além do reforço na capital que contará com o efetivo das unidades administrativas, Academia de Polícia, do Centro de Formação de Praças, e destaque para as tropas das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (ROCAM), Batalhão de Choque e Força Tática.

Polícia Civil – A Polícia Civil irá reforçar o quantitativo de escrivães e investigadores nos plantões das delegacias para atender os eventuais aumentos de demandas oriundas dos grandes eventos da virada de ano. As tropas especiais, como Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera) e Grupamento de Operações Aéreas (Goa), deverão ser mantidas em prontidão.

Corpo de Bombeiros – O efetivo do Corpo de Bombeiros atuará de forma a potencializar os serviços de prevenção, atendimento pré-hospitalar, combate a incêndio, busca e resgate e salvamento em altura, terrestre e aquático, com forte presença nas orlas e praia. As tropas especiais que deverão ser mantidas em prontidão são: Estruturas Colapsadas (BREC) e Busca, Resgate e Salvamento com Cães (BRESC).

Detran-AM – O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-Am) irá atuar na fiscalização das rodovias estaduais e nas principais avenidas de Manaus. As ações de fiscalização já estão acontecendo de forma rotineira e permanecerão até o dia 02 de janeiro de forma ininterrupta. Na noite de réveillon atuarão cerca de 150 agentes do Detran e do Batalhão de Trânsito da Policia Militar (Baptran).

Artigo anteriorMarinha intensifica fiscalização através da Operação Réveillon, em Manaus
Próximo artigoComércio é autorizado a cobrar preço diferenciado, de acordo com a forma de pagamento

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui