Situação das UBS de Manaus será debatida em Audiência Pública

Vereador Waldemir José fiscaliza UBS, em Manaus/Foto: Ademir Jacson

Vereador Waldemir José fiscaliza UBS, em Manaus/Foto: Ademir Jacson


A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou, ontem (26), requerimento de autoria do vereador Waldemir José (PT), solicitando a realização de Audiência Pública para debater a situação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), em Manaus, que, segundo o parlamentar, estão abandonadas pela Administração Municipal.

Em maio do ano passado, Waldemir José deu início às fiscalizações nas UBS de alguns bairros, como Petrópolis, Mutirão e Cidade Nova o que resultou em um relatório enviado à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para que os problemas dessas unidades fossem resolvidos.

Nove meses depois, o vereador voltou as UBS para verificar se houve alguma melhora, no entanto, durante as fiscalizações foram constatados alguns problemas persistentes, como equipes de saúde desfalcada, com ausência de médicos; falta de segurança; falta de medicamento; falta de iluminação; unidades com equipamentos danificados como nebulizadores, autoclaves e glicosímetro; dentre outros.

Para o vereador petista, é inaceitável a forma como a Prefeitura está tratando a saúde da população e o desperdício de recursos da população pela falta de zelo com esses Equipamentos Públicos. “Nada melhorou, ao contrário, as estrutura estão mais deterioradas do que antes. É um descaso total com a saúde pública dessa cidade.”, disse o parlamentar.

Além disso, ele lembrou que, em 2013, o Governo Federal destinou R$-539.456.641,19 milhões à saúde do município de Manaus, segundo o portal da Transparência, portanto não se justifica a falta de manutenção e cuidado com as UBSs da cidade.

“Precisamos entender e apurar essa situação. Somente uma Audiência Pública com os atores envolvidos nessa área, para esclarecer e buscar soluções para melhoria do sistema de saúde da cidade”, concluiu Waldemir José.

 

 

Artigo anteriorSituação em Apuí, é ‘preocupante e instável’, diz Josué Neto
Próximo artigoCIGS recebe homenagem na Assembleia pelos seus 50 anos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui