Tabagismo é a principal causa de câncer de pulmão, alerta oncologista

No Amazonas a incidência do câncer no pulmão é maior nos homens/Foto: Divulgação

Mais de 50 diferentes tipos de doenças estão relacionadas ao tabagismo, entre elas hipertensão arterial, enfisema pulmonar, impotência sexual, úlcera no aparelho digestivo e, principalmente, o câncer de cabeça e pescoço e pulmão. Neste último, segundo a oncologista clínica Gilmara Resende, cerca de 90% dos casos são de fumantes. “Dentre todos os tipos de câncer, o de pulmão é o de maior mortalidade”, alerta a especialista.


Ela explica que isso acontece porque o cigarro contém mais de 4.700 substâncias químicas, sendo 60 delas cancerígenas. Além disso, a nicotina atua no sistema nervoso central, como a algumas substâncias ilícitas, com apenas uma diferença: chega ao cérebro em apenas sete segundos – dois a quatro segundos mais rápido que a cocaína, por isso é normal que, ao parar de fumar, os primeiros dias sejam os mais difíceis. O paciente apresenta sintomas de abstinência ao cigarro.

Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Amazonas a incidência do câncer no pulmão é maior nos homens: são cerca de 10 casos para cada 100 mil habitantes. Quanto às mulheres, são de 7 casos para cada 100 mil habitantes.

“São pacientes que possuem uma longa história com o tabagismo e, apesar de geralmente serem homens, nos últimos anos tenho notado que houve um aumento significativo da doença nas mulheres, principalmente as que estão na faixa etária de 50 a 60 anos”, informou a médica da Oncológica, localizada no bairro Adrianópolis.

A médica ressalta que mesmo o fumante passivo prejudicado pela fumaça do cigarro. “Cerca de 10% dos portadores de câncer de pulmão nunca fumaram ou fizeram isso pouquíssimas vezes. Dentro desses 10%, também fazem parte pessoas que tiveram contato com poluição ambiental, radônio, asbesto são outras”, explicou a oncologista.

Os sintomas mais comuns do câncer de pulmão são a tosse, falta de ar, dor no peito e escarro com sangue. Além disso, pneumonia de repetição pode, também, ser uma manifestação na fase inicial. Dependendo do estágio da doença, o tratamento baseia-se em cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento.

Adeus cigarro

Parar de fumar é fundamental para o organismo se recuperar dos danos causados pelo cigarro. “Em caso de doenças já existentes, deixar o fumo evita que a doença progrida e contribui para a qualidade de vida do paciente”, apontou Gilmara.

No Amazonas a incidência do câncer no pulmão é maior nos homens/Foto: Divulgação

Hoje há disponível no mercado diversos tratamentos para quem deseja largar o cigarro, como medicamentos que atuam na vontade de fumar, adesivos, gomas de mascar, sprays nasais, inalantes em aerossol e terapia cognitiva.

Se parar de fumar agora…
após 20 minutos sua pressão sanguínea e pulsação voltam ao normal
após 2 horas não tem mais nicotina no seu sangue
após 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza
após 2 dias seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar readquire a capacidade de identificar sabores
após 3 semanas a respiração fica mais fácil e a circulação melhora
após 5 a 10 anos o risco de sofrer infarto será igual ao de quem nunca fumou

Artigo anteriorProjeto ´Gelodoteca´ incentiva a leitura às crianças do Parque Mestre Chico II
Próximo artigoTerroristas invadem Parlamento e explodem bombas em Teerã

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui