TCEAM
Início Brasil Temer coloca o Brasil em liquidação geral

Temer coloca o Brasil em liquidação geral

A mensagem foi feita pelo ex-presidente Lula, que mandou um recado ao governo de Michel Temer (MDB), que já vendeu o pré-sal e agora está entregando a Eletrobrás e a Embraer à empresas estrangeiras americanas.

“Nenhum país será grande se não pensar grande. Nenhum país terá um futuro melhor se não construí-lo no presente. A queda de investimentos em educação e das estatais são a cara de um governo que vende o país em liquidação, sem se importar com o amanhã”, diz mensagem postada no Twitter do ex-presidente Lula.


Somente nesta semana, Temer liberou a venda da Embraer à Boeing, dos Estados Unidos, uma manobra na Câmara acelerou a venda de distribuidoras da Eletrobrás e o projeto da cessão onerosa da Petrobras foi aprovado pelos deputados e agora segue para o Senado.

Contexto Livre

O Brasil corre riscos sérios. Estou longe, mas acompanho sempre que posso o que está acontecendo aí — e com preocupação cada vez maior.

A situação mundial, marcada por aguda polarização, oferece grandes perigos para nações fragilizadas por conflitos internos. Existem certamente casos mais graves que o brasileiro, países destroçados por intervenções externas e/ou crises domésticas: Síria, Iraque, Líbia, Grécia — para citar casos mais notórios.

Não chegamos a esses extremos, mas não há como negar que o nosso país está em perigo. Dos Brics, o Brasil é no momento o mais vulnerável.

E repare, leitor, que a situação da Rússia e da África do Sul é bem complicada. A China também enfrenta desafios econômicos, institucionais e políticos. A Índia acaba de lançar uma reforma monetária radical, com efeito desestabilizador. Em todos os quatro países, a corrupção é problema grave.

Mas, entre os Brics, o Brasil é “hors concours”. Não necessariamente em corrupção, mas na fragilidade do quadro econômico, social e político.

As razões parecem claras. Primeiro, a intensa polarização interna. O que antes era patrimônio dos nossos vizinhos ao Sul — a incapacidade crônica dos argentinos de conciliar e chegar a entendimentos — parece ter sido importado maciçamente pelos brasileiros. A intolerância, o colapso do diálogo, a perda de legitimidade de instituições fundamentais, o enfraquecimento da democracia — tudo isso representa um imenso perigo para a nação brasileira.

Contexto Livre e 247

Artigo anteriorJustiça manda Exército explicar licitação para compra de caviar
Próximo artigoInscrições para o Prêmio Nacional de Educação Fiscal terminam dia 13

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Correio da Amazônia
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.