TSE promove encontro internacional sobre desinformação e eleições nesta terça-feira

Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (26), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizará o II Seminário Internacional Desinformação e Eleições – Disinformation and Elections, com transmissão ao vivo pelo canal do TSE no YouTube. O seminário contará com especialistas e representantes do Brasil e do exterior de instituições públicas e entidades da sociedade civil, além de veículos de comunicação.


O objetivo é levantar formas de impedir ou minimizar a divulgação de desinformação nas Eleições Gerais de 2022. Amesa de abertura será composta pelo presidente e pelo vice-presidente da Corte Eleitoral, ministros Luís Roberto Barroso e Edson Fachin, respectivamente, além da secretária-geral da Presidência do Tribunal, Aline Osorio.

Na sequência, acontecerá a conferência magna do encontro, com o tema “A emergência da desordem informacional: tendências, lições e perguntas remanescentes”. A exposição será feita pela cofundadora e diretora executiva da First Draft, Claire Wardle. O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, será o moderador.

Haverá, ainda, a primeira mesa do seminário, sobre o tema “Como se estruturam as campanhas de desinformação”, com a codiretora da Partnership for Countering Influence Operations, Carnegie Endowment for International Peace, Alicia Wainless; a repórter especial e colunista da Folha de S. Paulo, Patrícia Campos Mello; e o fundador e presidente da ONG SaferNet Brasil, Thiago Tavares, além de outros convidados. A moderadora será a secretária-geral do TSE, Aline Osorio.

A segunda mesa de debates, prevista para as 14h, trará o tema “Como enfrentar a desinformação eleitoral?”, com participação da pesquisadora associada do Digital Forensics Research Lab (DFRLab) Luiza Bandeira; do diretor de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV/DAPP), Marco Ruediger; e do editor do Estadão Verifica e presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Daniel Bramatti, entre outros.

Por fim, o encerramento do seminário será às 16h30, com a mesa “Respostas das Redes Sociais à Desinformação Eleitoral”. Participarão do debate a diretora de Assuntos Governamentais e Políticas Públicas para as Américas e Mercados Emergentes do YouTube/Google, Alexandra Veitch; o diretor do Instituto de Tecnologia & Sociedade do Rio de Janeiro e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Carlos Affonso; a vice-presidente de Políticas Públicas para as Américas do Twitter, Jessica Herrera-Flanigan; o vice-presidente de Políticas Públicas do Facebook, Neil Potts; e o head do WhatsApp, Will Cathcart, além de outros. O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, também atuará como moderador dessa discussão.

O II Seminário Internacional Desinformação e Eleições – Disinformation and Elections tem como principais objetivos reunir dados, compartilhar experiências, colher sugestões e enriquecer o conhecimento geral sobre medidas viáveis de enfrentamento das notícias falsas.

Artigo anteriorTCE-AM zera processos físicos e se consolida na era digital com tramitação 100% virtual
Próximo artigoServidores públicos do AM receberão mais de meio milhão em pagamentos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui