UEA mudou o perfil da Educação no Interior do Amazonas – por Professor José Melo

Núcleo da UEA em Tabatinga, interior do Amazonas - foto: recorte

Criada em 2001 pelo então Governador Amazonino Mendes, onde estavam presentes nesse momento histórico para a Educação no Estado, além de mim, o Dr. Lourenço Braga, Dr. Robério Braga e o Dr. José Alves Pacífico.


Assim nascia a Universidade do Estado do Amazonas, nossa querida UEA, que enfrentou no seu primeiro ano de funcionamento, o desafio de ofertar aos professores das redes estadual e municipal, a sonhada oportunidade de ter a sua formação específica, a de ser professor, de fato e de direito com nível superior.

O desafio era enorme e o tempo era curto; a melhoria da qualidade da Educação tinha pressa, pois grande parte dos professores que lecionam nas redes municipais no interior do Estado não tinham a formação específica para lecionar, ou, eram leigos.

Do lado da rede estadual, ainda existiam professores lecionando o segundo grau, tendo somente a formação de segundo grau, com o agravante de nunca terem cursado disciplinas pedagógicas em seu currículo. O Poder Público nunca deu a esses professores essa oportunidade de realizar essa formação.

Como realizar esse desafio num universo de mais de hum milhão e meio de quilômetros quadrados? Aliando a moderna tecnologia com a vocação amazônica de uma jovem instituição de ensino superior que veio para ser verdadeiramente amazônica, a UEA.

O Ensino Presencial Mediado por Tecnologia foi a plataforma inovadora que possibilitou a operacionalização do Programa.

“O Ensino Presencial Mediado por Tecnologia integrou dois eixos estruturantes notáveis: o Projeto Pedagógico do PROFORMAR, privilegiando, em nível de excelência, a densidade dos conteúdos, a consciência do valor do conhecimento, os critérios de avaliação da aprendizagem e a Plataforma Tecnológica, moderna e de grande capilaridade que possibilitou a transmissão simultânea das aulas a todos os municípios amazonenses, com a presença de professores e alunos em todas as salas de aula”.

Somente com essa ferramenta, num Estado continental, conseguimos atingir os 62 municípios amazonenses. O resultado dessa engenharia pedagógica? Cerca de 15mil alunos tiveram a oportunidade de mudar a sua trajetória de formação, agora, sendo portadores do diploma de Ensino Superior. Foi um salto gigantesco!

A partir de 2002 até a presente data, utilizando a Plataforma, a UEA já levou inúmeros cursos para o interior, onde se destacam as Licenciaturas e cursos de Bacharelados em Ciências Políticas, de Segurança Pública e do Cidadão, Ciências Econômicas e Direito.

O PROFORMAR foi considerado um exemplo de solução para regiões extensas e de difícil acesso como a nossa, recebendo o Prêmio OMD Brasil 2007, promovido pela Presidência da República, com o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) , sob a coordenação do IPEA (Instituto de Pesquisas Econômicas e Aplicadas).

Parabéns a todos que participaram desse salto de qualidade na nossa Educação.

Professor e ex-governador, José Melo de Oliveira – foto: recorte/vídeo

Professor José Melo de Oliveira

Artigo anteriorWilson Lima convoca 498 professores aprovados no PSS da educação
Próximo artigoNove pessoas são presas durante operação Cidade Mais Segura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui