Vacinação contra covid-19 deve começar até março, diz Fiocruz

Foto: Reprodução

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) espera começar a vacinar a população brasileira contra a covid-19 até março de 2021. A previsão é da presidente da instituição, Nísia Trindade.

Nísia explicou que espera iniciar a produção da vacina da Universidade de Oxford, em parceria com a farmacêutica AstraZeneca quando ela for aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o que segundo ela, deve ocorrer já em janeiro ou em fevereiro.

A declaração foi dada durante cerimônia pelo Dia de Finados no Cemitério da Penitência, no Caju, Rio de Janeiro. Na ocasião, foi inaugurada a “Chama da Esperança”, que só será apagada quando houver a descoberta de uma vacina.

“A expectativa é que possamos encaminhar a vacina entre os meses de janeiro e fevereiro para começar a produção. A Agência de Vigilância Sanitária irá acompanhar todo o processo. Assim, temos a expectativa de que o processo de imunização comece a ser feito no primeiro trimestre de 2021”, afirmou Nísia.

A vacina de Oxford é a aposta do governo Jair Bolsonaro para combater o novo coronavírus. Ela é uma das quatro que estão na fase 3 de testes no Brasil.

Estudos recentes apontam que a vacina de Oxford gera uma forte resposta imune entre os idosos.

O acordo assinado entre o Ministério da Saúde e a AstraZeneca prevê a transferência de tecnologia e a produção de 100 milhões de doses do imunizante no Brasil.

“Estamos nos preparando para receber 30 milhões de insumos farmacêuticos para 30 milhões de doses da vacina, entre dezembro e janeiro, e estaremos produzindo essas doses de vacina, e receberemos mais 70 milhões de doses logo a seguir, entre fevereiro e junho de 2021”, disse Nísia, em agosto, durante a assinatura do contrato.

Catralivre

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui