WhatsApp Business proporciona relações mais duradouras com clientes

Recurso foi anunciado em 2018 e permite o envio de notificações personalizadas/Foto: Divulgação

O WhatsApp só para empresas (chamado de WhatsApp Business) chegou em 2017 para atender a uma alta demanda de empresas e profissionais que gostariam de utilizar os recursos para ter um contato mais próximo com os clientes e consumidores. Inicialmente o aplicativo só estava disponível para Android. Posteriormente, os usuários de iPhone também puderam usufruir da ferramenta e de recursos, como organização de contatos e respostas mais rápidas. Desde 2018 a integração ficou ainda maior, com o lançamento da API para empresas.


“Apresentamos a API do WhatsApp Business para ajudar as marcas a aumentarem o relacionamento com clientes e potenciais consumidores. Com essa novidade, será possível enviar mensagens para pessoas que iniciaram uma conversa com sua empresa ou solicitaram informações por meio do aplicativo”, disse a companhia em comunicado. Como a ferramenta não permite marketing direto ou cobranças, essa foi uma forma de estreitar o relacionamento das organizações com os clientes via celular.

Após o contato, que deve ser iniciado pelos consumidores, a empresa tem 24 horas para responder de forma gratuita. Depois desse prazo, mensagens enviadas fora dessa janela terão um custo, variável de país para país. Outra forma de entrar em contato com os clientes via WhatsApp Business é enviar notificações personalizadas com conteúdo relevante para o seu negócio, como confirmação de envio, lembrete de hora marcada ou horário para retirada de ingressos, por exemplo. Assim que a entrega for confirmada, haverá uma taxa de cobrança a ser paga pela empresa de pequeno ou grande porte.

Recurso foi anunciado em 2018 e permite o envio de notificações personalizadas/Foto: Divulgação

Antes de começar a enviar essas notificações, no entanto, a organização deve se certificar de que os clientes desejam receber esse tipo de comunicação. Como informa o próprio WhatsApp, os usuários podem bloquear qualquer empresa com apenas um toque. Portanto, é necessário ter um cadastro assertivo de clientes para não incorrer em spam.

O benefício é maior para os clientes, que passam a ter uma comunicação mais ágil e direta com as marcas. Na Indonésia, por exemplo, um e-commerce usa a API do WhatsApp Business para fornecer recomendações de produtos, atualizações de pedidos e atendimento ao cliente, com uma taxa de leitura das mensagens de 90%, de acordo com informações divulgadas pelo WhatsApp.

Hoje, o aplicativo de mensagens do Facebook possui 1,5 bilhão de usuários em todo o mundo — desses, 120 milhões estão no Brasil. Toda essa abrangência em território nacional impulsionou a comunicação de pequenos negócios pelo aplicativo. Segundo um levantamento do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), sete em cada 10 pequenos negócios utilizam o WhatsApp para comunicação com os clientes, o que faz dele a ferramenta de trabalho mais utilizada, desbancando até mesmo o Facebook. Apenas 40% têm perfil no Facebook, e 27%, um site na internet.

Artigo anteriorCNH ficará 15% mais barata após o término da obrigatoriedade de simulador
Próximo artigoKits de energia solar serão comercializados em comunidades da Amazônia Central

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui