523 anos construindo um país chamado Brasil – por Moisés Maciel da Costa

Paróquia Sagrada Família, na Praça do Cruzeiro, em Coroa Vermelha (BA), foi o local da 1ª Missa realizada no Brasil, celebrada no dia 26 de abril de 1500 – foto: recorte/arquivo

Hoje Dia 22 de Abril, dia de celebrarmos 523 anos do descobrimento do Brasil, um país conhecido mundialmente pelas suas belezas naturais, diversidade cultural e miscigenação


O Brasil é construído por pessoas simples, como os ribeirinhos que moram em lugares distantes, os nordestinos que enfrentam a seca, os pantaneiros que lidam com as enchentes e os agricultores que produzem alimentos para todo o país.

Essas pessoas trabalham duro todos os dias para sustentar suas famílias e contribuir para a economia do país e, é do meio desse povo que surgem intelectuais, cientistas, médicos, doutores, pesquisadores e outros profissionais que contribuem para o desenvolvimento da nação em vários setores produtivos.

Deficiência educacional 

Porém, apesar dessas qualidades, o Brasil ainda enfrenta muitos desafios. A educação pública, por exemplo, ainda é uma das grandes deficiências do país.

Muitas escolas ainda carecem de recursos básicos, como infraestrutura adequada e professores qualificados, o que impacta diretamente na qualidade do ensino e no futuro dos jovens brasileiros.

Segurança

Outra questão que preocupa a todos é a segurança pública. A criminalidade tem aumentado de Norte a Sul, com altos índices de violência urbana, crimes, roubos e tráfico de drogas, que também influencia diretamente na qualidade do ensino.

A falta de segurança nas escolas tornou-se um problema social gravíssimo na atualidade.

Saúde na UTI

O Brasil tem excelentes profissionais e instituições de excelência em saúde, mas, a saúde pública ainda é um grande problema a ser resolvido. A falta de investimento em recursos e equipamentos, somada à má gestão, faz com que a população não tenha acesso a serviços básicos, o que compromete o bem-estar e a saúde da população.

Em resumo, o Brasil é um país com muitas riquezas naturais e culturais, mas ainda enfrenta grandes desafios em áreas essenciais como educação, segurança e a saúde que ainda continua na Unidade de Terapia Intensiva.

Para que possamos construir um país melhor, é necessário que além dos investimentos em políticas públicas, buscar soluções efetivas que possam melhorar a qualidade de vida de todos os brasileiros.

Moisés Maciel da Costa é escritor, programador cultural.
Artigo anteriorJuros altos: o Banco Central deve voltar a ser decisivo para o Brasil, diz Vagner Freitas
Próximo artigoArena Amadeu Teixeira recebe a 10ª edição do Campeonato Amazonense Jiu-jitsu Pro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui