‘Batalha de tomates’ leva cerca de 20 mil pessoas às ruas da Espanha

Participantes jogam tomates uns nos outros durante o festival "Tomatina" — Foto: Alberto Saiz/AP

Milhares de pessoas jogaram tomates uns nos outros nesta quarta-feira (31), quando a famosa luta de tomate de rua “Tomatina” da Espanha ocorreu após uma suspensão de dois anos por causa da pandemia da Covid-19.


Caminhões levaram 130 toneladas de tomates que passaram do ponto para os participantes usarem na “batalha”, deixando a rua principal da cidade de Buñol encharcada de polpa vermelha.

Segundo os organizadores, até 20.000 pessoas participaram do festival que cobrou um ingresso de 12 euros (aproximadamente R$ 60). As ruas da cidade ficaram fechadas e os foliões tinham direito a uma hora de batalha de tomate e um banho de mangueira no final.

O evento foi inspirado em uma luta de comida entre crianças em 1945 na cidade, localizada em uma região produtora de tomate.

A atenção da mídia na década de 1980 transformou-o em um evento internacional, atraindo participantes de todos os cantos do mundo.

Autoridades locais disseram que esperavam menos visitantes estrangeiros este ano, principalmente devido aos temores contínuos sobre a Covid-19 nos países asiáticos.

Os participantes usam óculos de natação para proteger os olhos enquanto suas roupas, tipicamente camisetas e shorts, ficam cobertas de polpa.

Além de ser a primeira batalha desde antes da pandemia começar em 2020 na Espanha, a celebração deste ano teve o incentivo adicional de ser o 75º aniversário do evento e 20 anos desde que o festival foi declarado pela Espanha como uma atração turística internacional. Ele é tradicionalmente realizado na última quarta-feira do mês de agosto.

Veja abaixo fotos da “Tomatina”

Participantes jogam tomates uns nos outros durante o festival "Tomatina" em Buñol, na Espanha, em 31 de agosto de 2022 — Foto: REUTERS/Juan Medina

Participante deita em tomates esmagados durante o festival "Tomatina" em Buñol, na Espanha, em 31 de agosto de 2022 — Foto: REUTERS/Juan Medina

Participantes jogam tomates uns nos outros durante o festival "Tomatina" em Buñol, na Espanha, em 31 de agosto de 2022 — Foto: REUTERS/Juan Medina

Fotos: REUTERS/Juan Medina

g1

Artigo anteriorDavid Almeida assina a nomeação de mais 40 médicos aprovados no concurso público
Próximo artigoEm encontro com indígenas no Musa, Lula garante que irá preservar a Amazônia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui