Cerca de 400 toneladas de lixo foram retiradas de rios e igarapés nos últimos 30 dias

A falta de cuidados da população resulta em toneladas de lixos descaradas nos rios e igarapés do Amazonas - foto: Antônio Pereira / Semcom

A Prefeitura de Manaus estima que tenha retirado algo em torno de 400 toneladas de resíduos dos rios e igarapés da cidade, nos últimos 30 dias, uma das ações aconteceu neste domingo, 11/9, na orla da capital amazonense.


Equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), transportaram o material do porto Trairi, no bairro Santo Antônio, zona Centro-Oeste, até o Aterro Sanitário Municipal, localizado no quilômetro 19, da rodovia AM–010 (Manaus – Itacoatiara).

Laurimar Costa, que é o diretor de operações da Semulsp, disse que a prefeitura faz a retirada de resíduos sólidos em toda a orla da capital, diariamente. As equipes que atuam na limpeza fluvial utilizam redes, balsas e rebocadores, tirando todo o lixo descartado, de forma indevida, nos rios e igarapés.

É muitas toneladas de lixo jogados nos rios do Amazonas – foto: Antônio Pereira / Semcom

“A gente trabalha todos os dias nos igarapés e na orla do rio Negro, levando o lixo para dentro das balsas e quando chega no final do mês, nós fazemos o transbordo. Depois removemos das balsas para as caçambas, que transportam para o nosso Aterro Sanitário. Hoje, são aproximadamente 400 toneladas que retiramos das balsas”, destacou Laurimar.

O diretor ainda pede ajuda da população para que todos tenhamos uma cidade mais limpa. “A gente pede que a população nos ajude, que não jogue lixo nos rios e nem nos igarapés. Quem mora perto de igarapé, guarde seu lixo e descarte em local adequado. Hoje temos coletor 24 horas por dia, de segunda a sábado, para recolher o material”, reforçou.

Foto: Antônio Pereira / Semcom

Após a retirada dos resíduos sólidos dos rios, o material é acomodado em balsas e encaminhado ao Aterro Sanitário, para o descarrego. No local, os resíduos sólidos são compactados e aterrados. A modalidade de limpeza dos igarapés e orla da cidade, adotado pela Prefeitura de Manaus, retira, em média, 35 toneladas de resíduos por dia. Grande parte desse lixo é composto de garrafas PET, descartáveis e objetos domésticos que poderiam ser reciclados.

Ação

Todos os dias, a Semulsp realiza a limpeza dos igarapés em Manaus. São 60 quilômetros de orla percorridos para a realização do serviço. Áreas como da Manaus Moderna, da Panair, dos igarapés do Franco e Quarenta, marina do Davi, porto da Companhia Energética do Amazonas (Ceam), praia da Lua, e ainda regiões rurais, como as comunidades do Livramento, Julião, Abelha e Nossa Senhora de Fátima, recebem ações da prefeitura.

Artigo anteriorEFICAZ confirma liderança de Wilson Lima já registrada por três pesquisas anteriores
Próximo artigoFeriado de José Melo foi de reuniões com populares no interior do AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui