TCEAM
Início Colunas Como a rádio entrou na minha vida – por: Dudu Monteiro de...

Como a rádio entrou na minha vida – por: Dudu Monteiro de Paula

Dudu Monteiro de Paula - Foto: Divulgação / Internet

Em 1968, a RÁDIO DIFUSORA resolveu dar um passo decisivo, no trabalho relacionado a comunicação no Amazonas, migrando de AM (Amplitude Modulada) para FM (Frequência Modulada).

Em nossa casa na Rua Belém, durante uma conversa a FEZINHA DE SOUZA (ANZOATEGUE), comunicou que: logo seria inaugurada a Difusora FM e ela seria a Diretora. Perguntou: se eu era amigo do ARNALDO ALVES proprietário da STARSHIP: a Discoteca do Amazonas?


Mediante a confirmação, ela solicitou que o convidasse para fazer um programa de “discoteca” na programação de inauguração.

Arnaldo aceitou e fomos gravar um “piloto” nos estúdios da Difusora com o famoso PITOMBINHA (grande profissional). Durante a gravação, eu anunciava e o Arnaldo colocava as músicas.

Resultado: fomos contratados para apresentar o STARSHIP DISCO DANCE, todos os sábados à noite. O Programa era gravado na STARSHIP (não existia tecnologia para transmissão ao vivo).

Destaque para as “pick-ups” da discoteca, próprias para fazer as mixagens. Um sucesso estrondoso e muita gente na cidade ficava esperando o programa.

Vale ressaltar, que à época, Manaus tinha um voo direto da AIRFRANCE (Manaus – Paris), uma vez por semana. O gigante JOAQUIM MARINHO, tinha uma loja especializada em discos e contrato com a BILLBOARD (revista especializada em música) e através deste voo, recebia direto da Europa, os “COMPACT DISC” com os dez sucessos da discoteca na semana europeia.

Ele liberava para a STARSHIP, ou seja, estávamos atualizadíssimos. Os sucessos musicais do gênero chegavam a Manaus, antes do Rio de Janeiro ou São Paulo.

Cabe aqui outra explicação: COMPACT DISC era um disco de vinil, com duas ou quatro faixas, com as músicas de trabalho dos cantores.

Resumindo: ARNALDO E EU, fomos os primeiros DJS de Rádio no Amazonas.

Após bastante tempo na Difusora FM e tendo acabado a temporada de discoteca, continuei como locutor da Rádio, mesmo trabalhando na TV AMAZONAS.

Na Difusora FM trabalhei em vários horários e dias e com muitas estrelas, dentre elas: F. CAVALCANTI (em termos de audiência, o maior que vi em minha vida de Rádio) e RAIDI REBELLO (até hoje um dos melhores do Brasil). Enfim, uma equipe extremamente qualificada.

Para minha felicidade, em uma manhã de sábado recebi a ligação do amigo VALDIR COREIA, me convidando para compor a equipe de transmissão de futebol da DIFUSORA. Aceitei imediatamente, muitas pessoas sonhavam com a oportunidade.

Aproveito este artigo para agradecer à Família “CLÁUDIO DE SOUZA”: JOSUÉ “PAI”, DONA MARIA DA FÉ, JOSUÉ FILHO, FEZINHA, CARMINHA E NOZINHA.

Além deles, faço um agradecimento especial ao VALDIR COREIA (o Garotinho), pela confiança e abertura das portas para meu sucesso nas ondas do Rádio Esportivo.

Depois da Difusora fui convidado pelo ARMANDO MENDES para a Rádio Novidade FM (hoje MIX FM).

Algum tempo depois, a Rede Amazônica criou a Rádio Amazonas FM. Como trabalhava na TV Amazonas, também assumi os microfones da Amazonas FM.

Mais recentemente, acompanhei o surgimento e migração de AM para FM e comandei por algum tempo os microfones da Rádio CBN.

Tenho outras centenas de Histórias das Rádios e vou contá-las em outras oportunidades.

Neste artigo, quis contar parte da História do surgimento das Rádios FM e minha singela participação neste importante momento na comunicação do Amazonas.

Por hoje é só! Semana que vem tem mais! Fuuuiiiiii!

 

Artigo anteriorVereador Irmão Lázaro, ex-vocalista do Olodum, morre vítima de Covid-19
Próximo artigoMinistério do Trabalho consegue barrar demissões na Ford

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Correio da Amazônia
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.