Deputada visita instalações do Centro de Reabilitação de Dependência Química do AM

Conceição visita instalações do CRDQ/Foto: Divulgação
Conceição visita instalações do CRDQ/Foto: Divulgação
Conceição visita instalações do CRDQ/Foto: Divulgação

Ao participar da inauguração do primeiro Centro de Reabilitação em Dependência Química Ismael Abdel Aziz, da rede pública de saúde do Amazonas, na rodovia AM-010, na altura do Km 53, classificada pelo governador Omar Aziz como uma das obras mais importantes do seu governo, a deputada Conceição Sampaio (PP), considerou o acontecimento como uma data histórica para o Amazonas.

“Sempre estive engajada nessa luta contra as drogas, acompanho famílias que tem filhos na dependência química, conheço o sofrimento de uma mãe quando tem um filho ou filha, ou companheiro, ou ela própria, que acabam se enveredando pelo caminho das drogas. As pessoas com dependência são reconhecidas legalmente como pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), então tem de ter tratamento na rede pública de saúde”, destacou a deputada estadual Conceição Sampaio (PP), sobre o primeiro Centro de Reabilitação em Dependência Química Ismael Abdel Aziz.


A deputada Conceição Sampaio tem contribuição parlamentar desde o início de seu primeiro mandato. E destaca a autoria do Projeto de Lei Nº 13/2012, apresentado em 9 de fevereiro, para instituir a Política Estadual de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas no Estado do Amazonas e outras providências, que foi aprovado e sancionado como Lei No. 3.769, em 12 de junho de 2012. De acordo com a deputada Conceição Sampaio, a Lei coaduna-se com a missão da Comissão Intersetorial do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (CONEN/SEJUS) de elaborar o primeiro Plano Estadual de Políticas de Combate às Drogas, no qual a deputada foi representante do Poder Legislativo em 2011/2012, bem como ao Plano Nacional de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, lançado em 2011.

Conceição conhece instalações do CRDQ/Foto: Divulgação
Conceição conhece instalações do CRDQ/Foto: Divulgação

“De todas as obras que eu pude inaugurar nesses quatro anos, nenhuma tem a importância desta, que tem um efeito multiplicador. Agora podemos dizer às mães e aos pais que eles não estão mais sozinhos nesta luta”, frisou o governador Omar Aziz, que estava acompanhado da presidente do Fundo de Promoção Social (FPS) e primeira-dama do Estado, Nejmi Aziz, do vice-governador, José Melo, do prefeito de Manaus, Arthur Neto, e do bispo auxiliar emérito de Manaus, Dom Mário Pasqualotto, além de deputados estaduais, federais, vereadores e secretários de Estado.

Estrutura

Localizado no quilômetro 53 da Rodovia AM-010, que liga Manaus ao município de Rio Preto da Eva, o Centro de Reabilitação em Dependência Química vai oferecer, em um espaço de cinco mil metros quadrados de área construída, serviço especializado, com modelo de atendimento multidisciplinar, para internação e tratamento de adolescentes e adultos com alto grau de dependência do álcool e outras drogas. O investimento do Governo do Estado para construir e equipar o novo serviço foi da ordem de RS 16,9 milhões.

O Centro tem capacidade para internar 120 pacientes, por um período de 90 dias. Uma equipe multidisciplinar, formada por quase 150 profissionais (incluindo médicos, psicólogo, pedagogo, educador físico, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, entre outros) atuará no atendimento.

Acesso

O acesso dos pacientes aos serviços do Centro de Reabilitação em Dependência Química Ismael Abdel Aziz,será por meio da Rede de Atenção Psicossocial do Estado, que inclui 22 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) – três localizados em Manaus e 19 nos municípios do interior do Estado –, as Policlínicas e o Pronto Atendimento Humberto de Mendonça e, a partir de setembro, também por meio do CAPS Antidrogas, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa Manaus).

Além do acompanhamento médico, os pacientes atendidos no Centro de Reabilitação em Dependência Química participarão de atividades terapêuticas, que incluem oficinas de artesanato, música, informática, corte e costura, panificação, piscicultura, jardinagem e horticultura. Os produtos produzidos serão vendidos em duas lojas instaladas no local. Também terão atividades de esporte e lazer. Outro diferencial do serviço é que as famílias estarão envolvidas diretamente nas atividades de recuperação do paciente. Como apoio para orientação sobre os serviços oferecidos no Centro de Reabilitação em Dependência Química e como utilizá-los, será disponibilizado o telefone 9220-0399.

Artigo anteriorCobradora do micro-ônibus sobrevive tragédia mas perde bebê de quatro semanas
Próximo artigoCRO pede explicações da Manaus Ambiental sobre aplicação de flúor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui